“O estágio correu muito bem, dentro do que tínhamos planeado. Foi um estágio bastante proveitoso”, disse Tânia Gomes, treinadora da Seleção Distrital de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga, no final do estágio de Carnaval, que se realizou em Barcelos.
Tânia Gomes referiu que “ao contrário dos últimos anos, desta vez fizemos dois jogos de treinos antes do estágio também para perceber quais eram as dificuldades e as vantagens que tínhamos em jogo. Por isso, o estágio foi para trabalhar o que ainda não está bem e melhorar o que já fazemos bem”.
Agora a trabalhar com um grupo mais reduzido de atletas, pode dizer-se que já tem uma equipa mais próxima da que pretende levar a Albufeira? “Neste momento, temos um grupo de 15 atletas. É um grupo bastante homogéneo e que complica e muito a escolha das 12 finais”.
A Seleção Distrital de Sub-16 tem já marcado para um de março um jogo de treino com a equipa Sénior do Vitória SC, mas Tânia Gomes salienta que “a nossa ideia é ter pelo menos mais um jogo antes do último estágio, que será na semana que antecede a viagem para a Albufeira”.
Ainda muito para trabalhar até abril? “Não diria muito para trabalhar, mas sim algumas coisas para afinar. A equipa apanhou bem o nosso estilo de jogo e as nossas regras. O nosso problema é ter de voltar sempre a relembrar o que foi dito e feito”, disse Tânia Gomes, que adiantou que “neste estágio exigimos muito delas física e psicologicamente, para tentar aproximar à realidade das Festas de Basquetebol. E temos aqui uma equipa que não desiste facilmente e é muito lutadora”.
Quanto aos objetivos para a Festa do Basquetebol, Tânia Gomes referiu que “o objetivo principal é que elas desfrutem ao máximo da experiência a nível competitivo, é jogar olhos nos olhos com todas as equipas e se conseguiremos a subida de divisão melhor ainda”.