O AVC Famalicão recebe sábado, a partir das 15 horas, o Vitória SC, no jogo grande da oitava jornada da Série dos Últimos Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores B (Sub-21) feminino de Voleibol.
Em campo vão estar os dois primeiros classificados da prova, equipas que estão apostadas e determinas em vencer a série.
Em Famalicão o jogo está a ser encarado com otimismo e muita motivação. “Estamos a encarar esta partida da mesma forma que as anteriores, todos os jogos são para ‘lutar’ e vencer”, disse José Pereira, treinador da equipa de Famalicão, que adiantou que “mesmo sendo um adversário direto, como os resultados até agora demonstram, procuramos trabalhar durante a semana sempre no limite para estarmos preparados para todas as adversidades”.
São esses os pontos fortes do AVC para derrotar o Vitória SC neste jogo? “No meu ponto de vista poderão ser pontos fortes ou até os pontos que nos caracterizam como equipa, mas penso que união e coesão do grupo e o fator casa podem fazer a diferença neste jogo”.
De resto “não posso esquecer que vimos de uma derrota contra o Vitória SC e que queremos muito reverter isso”, disse José Pereira, que referiu que “estes são jogos sempre muito disputados, nem sempre bem jogados, mas que demonstra o equilíbrio entre ambas as equipas. Depois depende muito de fatores motivacionais do momento”.
Como está a equipa para este jogo? “Motivada, mas com problemas físicos por causa da quantidade de treinos e jogos”, referiu José Pereira, que lembrou que estas atletas “estão a participar no campeonato do seu escalão (Sub-21) e a ajudar no campeonato Sénior da I Divisão. O que leva a uma sobrecarga e ao aparecimento das lesões. Não sendo uma desculpa, pois como já disse anteriormente, esta situação é uma mais-valia para a aprendizagem e crescimento destas atletas, mas na realidade, esta dupla tarefa vai pesando nas atletas”.
Em termos psicológicos também começa a ser desgastante? “Sem dúvida, a grande maioria das atletas estão a treinar e a ter jornadas duplas desde outubro, o que psicologicamente é desgastante, contando que também estudam na universidade e ainda têm de encontrar tempo para a família e/ou amigos. Temos tentado gerir tudo com “pinças” para que tudo corra da melhor forma”.
Pelo desgaste e empenho das atletas é importante ganhar sábado? “Sim, ganhar é sempre uma ajuda. Mostra que vale a pena todo o esforço e dedicação das miúdas para alcançar o objetivo”, disse José Pereira.
Quanto aos objetivos para esta fase, o treinador do AVC Famalicão refere que “a nossa meta é terminar em primeiro lugar, na realidade, é sempre esse o objetivo do AVC. Claro que há momentos ou adversários em que a tarefa fica mais fácil ou mais complicada, mas é uma regra minha como treinador, desde o primeiro dia vou para todos os jogos para ganhar e já lá vão cinco anos com este grupo”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sub-21
Série dos Primeiros
15h: SC Braga – Ala Nun’Álvares
CN Ginástica – Colégio SJ Brito
AV Atlântico – Gueifães
18h: Colégio JPII/Dumiense – Belenenses
Série dos Últimos
AAS Mamede – Associação Avense
15h: AVC Famalicão – Vitória SC
15h: FC Amares – CD Fiães