HÓQUEI EM PATINS

Encontro de Escolares de Ponte de Lima “foi um sucesso a todos os níveis”

“O torneio foi um sucesso a todos os níveis”, disse Sérgio Bastos, treinador responsável pelos Escolares da AD ‘Os Limianos’, clube que recebeu, no domingo, o II Encontro Jornadas de Encerramento de Escolares.

No pavilhão estiveram oito clubes: AD ‘Os Limianos’, ED Viana, Juventude de Viana, AD Barcelos/Campo, Valença HC, Cervães Ativo e o CP Monção e cerca de uma centena de jovens ‘craques’ entre os oito e os 11 anos.

Sérgio Bastos considera que o Encontro “correu muito bem, quer na parte do convívio, que é sempre o mais importante nestas faixas etárias, e na parte desportiva, com todas as equipas a darem o seu melhor. Estiveram em Ponte de Lima oito equipas, maioritariamente da região do Alto Minho. Nós, como é nosso apanágio, tentamos receber da melhor maneira todas as equipas”.

Para o treinador do Limianos “o mais importante é sempre o convívio, entre os atletas, mas também entre quem os acompanha, os pais, as equipas técnicas, os dirigentes… Não descurando a parte desportiva, nestas faixas etárias o mais importante é estabelecer relações de amizade com todos, é aprender a respeitar o colega de equipa, o adversários e todos quantos estão envolvidos no jogo. E isso foi conseguido”.

SÉRGIO BASTOS: “SAIO MUITO SATISFEITO”

Que balanço faz do Encontro? “Saio muito satisfeito. Enquanto equipa técnica pedimos ajuda a todos os pais e familiares para organizar este evento e tudo correu bem. Tivemos pessoas para receber as equipas adversárias, para estar no bar, para ajudar na limpeza dos balneários, para manter a organização do evento, que ocupou todo o dia de domingo”.

Quanto à prestação da sua equipa, Sérgio Bastos salienta que “nós temos uma filosofia muito própria, para mim, enquanto treinador, o importante é a formação dos miúdos e isso virá sempre à frente dos resultados desportivos” e adiantou que “o nosso objetivo é formar atletas enquanto pessoas. É ensinar-lhes a importância de pertencer a uma equipa, a união, a entreajuda, o respeito. Depois vem a parte competitiva. E estamos a conseguir isso”.

“Todos nós temos vontade e gostamos de ganhar, e nós incutimos-lhes essa ideia de dar o máximo, de ter raça, mas sempre dentro de princípios, como respeitar o jogo, o adversário e todas as pessoas que estão à volta, como o árbitro, os dirigentes, os adeptos…Esses são valores muito importantes e é nestes idades que lhe temos de transmitir isso”.

CAPTAR MAIS ATLETAS

A AD ‘Os Limianos’ conta, atualmente, com um grupo de 12 atletas em Escolares e seis ou sete em Iniciação… “No início do ano tivemos dificuldades em criar condições para avançar com a Iniciação da Patinagem. Começamos mais tarde e isso impediu que tivéssemos já outro escalão. Mas já conseguimos criar condições e temos um grupo de seis ou sete atletas em Iniciação que trabalham ao sábado”.

Sendo Ponte de Lima conhecida como a ‘capital do Hóquei em Patins’ é fácil angariar menino e meninas para o Hóquei em Patins? “Não é muito fácil porque Ponte de Lima tem uma grande variedade de modalidades quer coletivas, quer individuais, modalidades eu trabalham bem na divulgação dentro das escolas de primeiro ciclo. Os nossos recursos são muito limitados e os nossos meios também comparativamente a outras modalidades”, disse aquele treinador, que salientou que “começamos agora esse trabalho de divulgação nas escolas e a verdade é que temos conseguido captar a atenção dos miúdos “.

Fotos: ADOL

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...