Maria Gomes, do CN Prado, diz-se preparada para aquele que é o primeiro Controlo Nacional do ano e que se realiza sábado em Montemor-o-Velho.
A canoísta de Braga, que o ano passado representou a Seleção Nacional no Campeonato da Europa, nos Jogos Mundiais, na Taça do Mundo e no Campeonato do Mundo de Maratonas, garante que “sinto-me preparada para enfrentar mais uma época” e quanto ao Controlo Nacional referiu que “a preparação foi bem conseguida e creio que estou à altura do desafio”.
“SER MAIS RÁPIDA DO QUE NO ANO ANTERIOR”
Quais os objetivos para este Controlo Nacional? “Os objetivos não se alteram: é ser melhor, neste caso, mais rápida do que no ano anterior. Ter boas sensações e melhorar os meus tempos é o suficiente para sentir que ‘o dever’ foi cumprido”, disse a atleta do CN Prado, que ainda é Sub-23.
Sentes que, tendo mais um ano., a responsabilidade é maior? “Não sinto que haja uma responsabilidade acrescida. Continuo a trabalho todos os dias para os mesmos objetivos, conheço as minhas capacidades, sou ambiciosa e rigorosa com todo este processo, por isso acredito que os resultados surgirão naturalmente”, disse Maria Gomes.
Como correu a preparação nesta fase em que não há provas? “A preparação foi muito boa apesar de ser uma pré-época mais curta do que o habitual. Participei em várias provas pelo meio de modo a ir incrementando o ritmo competitivo, à base daquilo que fiz nos últimos anos” referiu Maria Gomes, que adiantou que “os objetivos de médio/longo prazo são a base da disciplina e do foco diário, contudo, um bom grupo de treino também é importante, principalmente, nas alturas mais monótonas,. Acredito que temos feito um bom trabalho e somos uma verdadeira equipa dentro e fora de água”.
“TAMBÉM TENHO PRESENTE O SONHO OLÍMPICO…”
Maria Gomes tem o seu foco na Maratona, vertente que não entra nas contas dos Jogos Olímpicos, mas a canoísta de Braga não põe o maior evento desportivo fora dos seus horizontes… a longo prazo
“Os meus objetivos não passam por Paris’24, por enquanto o meu foco está na Maratona, tem sido a vertente que mais prazer me tem dado e acredito no meu potencial para continuar a ter bons resultados a nível Nacional e pouco a pouco lutar pelas medalhas internacionais” referiu Maria Gomes, que adiantou: “contudo, também tenho presente o sonho Olímpico e os Jogos de LA’2028 e Brisbane’ 2032 não estão num panorama ilusório”.
A ultimar os preparativos para Controlo Nacional de sábado, Maria Gomes diz-se motivada: “os resultados da última época deixam-me mesmo muito motivada para aquilo que aí vem, espero que seja mais um ano bem sucedido”.