Sem categoria

André Pinto (VRL) Campeão Nacional e com nova marca nacional: “deixa-me super motivado para o que aí vem…”

André Pinto, do Viana Remadores do Lima, foi um dos principais protagonistas do Campeonato Nacional de Remo Indoor, que se realizou no fim de semana no Centro Cultural de Viana do Castelo.

O remador vianense sagrou-se Campeão Nacional de peso Absoluto e alcançou uma nova marca nacional. André Pinto fez os 2000 metros no ergómetro em 05:53,04 minutos, retirando três segundos ao anterior recorde nacional que vinha de 2006, que pertencia a Paulo Quesado.

André Pinto, que alcançou ainda um novo recorde pessoal (retirou 12s à sua anterior marca), sai do ‘Nacional’ de Remo Indoor com um misto de sentimentos: satisfeito com a nova marca e com o título, mas…queria mais…

“O balanço é positivo. Consegui uma nova marca pessoal e uma nova marca nacional… um recorde para os mais terem como objetivo bater, mas não correu exatamente como esperado”.

André Pinto partiu para o Campeonato Nacional com o objetivo de chegar o mais próximo do 5:50m, fez 5:53m, mas confessa que desejava melhor. O que achas que não correu tão bem? “Honestamente é difícil de saber, tive todo o apoio que queria e até a mais, com todo o publico que lá estava. Tive uma preparação não especifica para a prova, mas muito boa para melhorar a minha marca, por isso, talvez tenha sido apenas o nervosismo e a pressão de finalmente bater a marca após tantos anos e ter tanta gente a acreditar… e eu ali, efetivamente, a mostrar que conseguia batê-lo. Isso poderá ter-me assoberbado um pouco e influenciado” disse André Pinto, que acrescentou que “ou talvez simplesmente não estivesse bem o suficiente como achava que estava para fazer a marca a que me tinha proposto, que era mais perto de 5:50”.

ANDRÉ PINTO BATE RECORDE COM 17 ANOS

André Pinto bateu um recorde com, praticamente, 17 anos… “Isso deixa-me muito satisfeito. Queria uma marca melhor, mas a verdade é que muito bom e isso deixa-me super motivado para o que aí vem e, principalmente, para o que eu acho que ainda tenho a dar e que, eventualmente, vai passar muito além do resultado de ontem”.

A competição de ontem também serviu que está no bom caminho para o grande objetivo que é o apuramento para os Jogos Olímpicos? “Sim. Ainda estou longe de estar nos valores dos que andam no topo da modalidade, mas, certamente, já muito mais perto do que nunca e mostra que, a cima de tudo, todo o trabalho feito está a ter resultados. O caminho é este”.

Para 2023 o grande objetivo do remador de Viana do Castelo passa pelo apuramento para os Jogos Olímpicos, mas até lá há algumas provas em que quer participar e conquistar bons resultados.

“O objetivo continua a ser o mesmo, o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris’24. No entanto, vou ter algumas provas pelo caminho como Taças do Mundo, em que gostava de fazer boas marcas”.

Ainda a recuperar do Campeonato Nacional de Remo Indoor, André Pinto está já convocado para o estágio de fevereiro da Seleção Nacional.

RESULTADOS MASCULINOS

Sénior

1.º André Pinto (VRL); 2.º André Gonçalves (VRL); 8.º Francisco Gonçalves (VRL); 10.º Diogo Gonçalves (SC Caminhense)

Juvenil

2.º João Araújo (VRL); 4.º Daniel Merten (Cerveira); 5.º João Veloso (VRL); 8.º Gonçalo Costa (SCC); 9.º Rafael Matos (SCC).

Iniciados

1.º Rodrigo Pinheiro (SCC); 5.º João Pinto (SCC); 6.º Martim Fernandes (SCC); 8.º Gustavo Meireles (SCC); 9.º Martim Sousa (VRL).

Infantis

2.º David Carpinteiro (SCC); 4.º Pedro Puga (VRL); 8.º Daniel Valadares (SCC); 9.º Gabriel Valente (VRL).

Benjamim

3.º Pedro Rua (SCC)

60-64

3.º Carlos Felgueiras (VRL)

65-69 L

1.º Mário Fernandes (VRL); 2.º Arnaldo Rodrigues (VRL)

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...