“Queremos ganhar todos os jogos, mas não temos ilusões e sabemos que vai ser uma luta tremenda…” disse José Luís, treinador do BC Barcelos, a propósito da Final Four do Campeonato Distrital de Sub-16 masculinos que se realiza entre amanhã e domingo, no Pavilhão da Escola Secundária de Barcelos.
O BC Barcelos, que terminou a Fase Regular na segunda posição, com os mesmos 19 pontos que o SC Braga, arranca a Final Four amanhã, pelas 22 horas, tendo como adversário o FamaBasket.
Para José Luís esta Final Four tem um favorito… o SC Braga “será uma surpresa o SC Braga não ganhar”, e salienta que “à partida vamos ter uma luta intensa a três pelos restantes lugares… e todos vão dar o seu melhor”.
O BC Barcelos joga em casa… é um fator a favor ou uma responsabilidade? “Jogar em casa é sempre bom porque estamos juntos do nosso público e não temos o desgaste das deslocações”, disse José Luís, que adiantou que “também é verdade que acarreta um pouco mais de responsabilidade. Os miúdos têm uma dose extra de ansiedade… vamos esperar que eles ultrapassem essa ansiedade mal comece o primeiro jogo”.
Como está a ser vivida esta semana de trabalho? Não somos alheios ao facto de estarmos presentes na Final Four… Era algo que esta equipa de Sub-16 tinha traçado como meta para este ano. Tínhamos este sonho, sabíamos que iria ser difícil, mas as coisas foram acontecendo de forma natural e conseguimos atingir o objetivo e de forma direta”, referiu José Luís, que referiu que a equipa está a encarar a Fase Final “de uma forma natural, nada de muito extravagante, sabemos aonde estamos e mais do que isso sabemos para onde queremos ir e isso vai muito para além destes três jogos”.
Para o treinador do BC Barcelos “é muito bom estar nas fases de decisão, no ponto alto da época a nível distrital, mas sabemos que a época não acaba aqui. Seja qual for o resultado desta Final Four, o foco terá de ser sempre o final da época e o que faremos até lá… Só no final da época é que faremos o balanço”.
José Luís considera que “esta é mais uma oportunidade que temos para jogar com três equipas muito competitivas. Equipas que nos vão apresentar níveis de dificuldades diferentes, todas elas são bem orientadas e com capacidade para serem campeãs”.
O SC Braga e o BC Barcelos, pelos resultados da Fase Regular, apresentam-se como os principais candidatos à vitória final? “Não vejo as coisas dessa forma. É verdade, e é um pensamento comum a todas as outras equipas, que o SC Braga é o principal candidato. Tem um leque de atletas já com muita experiência, com muitos anos de Basquetebol e não é por acaso que tem dois atletas que são chamados regularmente aos trabalhos da Seleção Nacional da categoria. De resto, conta com atletas que há menos de uma semana foram Campeões Distritais de Sub-18. À partida seria uma grande surpresa se o SC Braga não ganhar”.
José Luís salientou que “ninguém ganha os jogos antes de os jogar e o nosso sentimento e obrigação é o de, quando jogarmos com o SC Braga, criar-lhe as maiores dificuldades e lutar pela vitória”.
O SC Braga é o principal adversário do BC Barcelos nesta Final Four? “Não vejo o SC Braga como o nosso maior opositor, até porque começas a Fase Final frente a uma equipa muito competente. É certo que lhes ganhamos os dois jogos na Fase Regular, mas a experiência diz-me que o que foi feito na Fase Regular, não tem qualquer peso ou influência na Final Four. Todos os jogos são diferentes e têm um peso diferente nos atletas. Acredito que quem conseguir lidar melhor com as emoções e frustrações durante o jogo estará mais perto de ser feliz”.
José Luís acredita que “entre a equipa do BC Barcelos, Vitória SC e FamaBasket há um maior equilíbrio e a luta vai ser intensa pela vitória em cada jogo e pela melhor classificação”.
Qual pode ser o trunfo do BC Barcelos para esta Fase Final? “O nosso trunfo é o trabalho diário, o trabalho que temos vindo a fazer desde o início da época. Não preparamos nada de diferente para apresentar nesta fase a não ser aquilo que temos vindo a fazer e que passa por consolidar o nosso conceito de jogo “, disse José Luís, para quem “o mais importante é que os atletas assimilem as nossas ideias e que já conhecem há seis meses”.
José Luís acredita, no entanto, que “a nossa vantagem para estes jogos poderá ser fora do campo… e que passa pelo apoio que podemos ter e que já pedimos aos nossos adeptos. Jogamos em casa e esse pode ser um trunfo, agora de resto espero que eles se divirtam e percebam aonde estão e para onde querem ir”.
Para onde quer ir o BC Barcelos? “Depois da Fase Regular que fizemos, sonhamos ir à Taça Nacional… Sabemos que para a alcançar temos de ficar em segundo lugar. Vamos trabalhar para o conseguir”, referiu José Luís, que garante que “nós estamos preparados para ficar em primeiro lugar na Final Four, mas também estamos preparados para ficar em quarto… Desde que o trabalho realizado seja positivo, sairemos felizes”.
“Nós vamos jogar com equipas capazes e bem orientadas, equipas que também têm o seu valor e ambições. Temos a ambição de chegar à Taça Nacional, mas se não acontecer o importante é sair do campo com o sentimento que demos tudo”.
Para José Luís “o pior que nos pode acontecer é sairmos de campo com o sentimento que podíamos ter dado mais… Agora se eles sentirem e eu, como treinador, sentir que eles deram a melhor resposta, mas os outros melhores e que mereceram, só temos de olhar em frente e continuar a trabalhar”.