“Estamos muito satisfeitos por trazer o troféu para a Póvoa de Lanhoso”, foi assim que José Eduardo Silva, treinador do Maria da Fonte, começou por abordar a conquista do título de Campeão Distrital de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga.
A equipa da Póvoa de Lanhoso venceu os três jogos que disputou na Fase Final e no jogo decisivo ganhou ao BC Barcelos por 52-34. José Eduardo Silva considera que “a Final Four foi muito renhida, como se esperava, com pequenas diferenças nos resultados e muito potencial entre as equipas” e salientou que “houve bons momentos de Basquetebol e muita emoção em todos os jogos”.
Qual foi o grande trunfo do Maria da Fonte? “A nossa principal arma foi a concentração e o foco em nós e não nos outros…”, disse José Eduardo Silva.
Quando ao futuro… “O objetivo passa por conseguir entrar no lote restrito de equipas que participam no Campeonato Nacional. Ainda teremos uma eliminatória muito difícil para disputar e teremos de estar bem preparados”, disse José Eduardo Silva.
De referir que o Maria da Fonte defronta o Tondela na eliminatória para o Campeonato Nacional.
O que há ainda a fazer/trabalhar para este Maria Fonte chegar longe nos nacionais? “É uma boa pergunta…esta equipa tem uma grande capacidade de superação, mas nos Campeonatos Nacionais estão as melhores equipas nacionais, com grandes argumentos mas acima de tudo grandes infraestruturas e condições de trabalho…”.
BC BARCELOS VICE-CAMPEÃ DISTRITAL
O BC Barcelos termina o Campeonato Distrital de Sub-16 femininos na segunda posição e sagra-se assim Vice-Campeão Distrital.
O BC Barcelos garante ainda a presença na Taça Nacional.
No jogo de apuramento de terceiro e quarto classificado, o FamaBasket foi melhor e bateu o SC Braga por 46-40.
O FamaBasket garante a presença direta na Taça Nacional e o SC Braga fica a aguardar pela eliminatória do Maria da Fonte para o Campeonato Nacional. Caso a equipa da Póvoa de Lanhoso se apure para o Campeonato, o SC Braga vai à Taça Nacional.
LEONOR AZEVEDO (FAMABASKET) ELEITA MVP
Leonor Azevedo, do FamaBasket, foi eleita a melhor jogadora do torneio de Sub-16 femininos.
A basquetebolista do FamaBasket fez ainda parte do cinco ideal, que contou com duas atletas do Maria da Fonte – Milena Gonçalves e Joana Morais – e ainda Laura Gomes, do SC Braga, e Ana Sobral, do BC Barcelos.