“O objetivo passa por garantir a presença na Fase dos Primeiros o mais rapidamente possível”, este é o pensamento de Diogo Xavier, treinador da equipa de Juniores B do VC Viana que milita no Campeonato Nacional de Juniores B1 (Sub-21) masculinos de Voleibol.
O conjunto de Viana do Castelo lidera a prova, com oito vitórias em nove jogos, somando 22 pontos.
Diogo Xavier faz, por isso, um balanço “muito positivo” da primeira parte do campeonato… “O balanço é muito positivo. Oito vitórias em nove jogos, sendo que fizemos apenas dois jogos com a equipa completa e tivemos de recorrer aos Juniores para colmatar as lesões que fomos tendo”.
O treinador do VC Viana referiu que “tivemos jogos que, à partida, seriam jogos mais tranquilos, acabaram por ser mais difíceis devido às baixas, mas nos jogos contra os adversários mais fortes conseguimos superar-nos e alcançamos bons resultados”.
Tem sido fácil gerir esta equipa de Sub-21, com tudo o que lhes está associada, como a cedência dos atletas aos Seniores? “A única dor de cabeça é a carga associada a todos os jogos de Sub-21 mais os jogos dos Seniores. A maior parte dos atletas acaba por fazer jornadas duplas todos os fins-de-semana”.
Com esta dupla tarefa eles acabam, também, por evoluir e aprender mais? “Claro que sim, tendo em conta que se trata de jovens, eles têm de jogar o máximo de vezes possível”, disse Diogo Xavier, que garante que na primeira parte da época os sentiu “muito bem. À medida que os jogos foram avançando fomos ganhando confiança, até à última jornada em que sentimos o peso da carga de jogos e acabamos por ficar sem argumentos”.
Para o treinador do VC Viana a paragem na competição veio da melhor altura: “serviu para recuperar os atletas, que estavam desgastados deste emocionante arranque de época”.
O VC Viana lidera a classificação e quer garantir, o quanto antes, a presença na Fase dos Primeiros. Por isso, o jogo do fim de semana ganha uma enorme importância. “O próximo jogo é na casa do Esmoriz, um pavilhão sempre difícil em todos os escalões e estando eles na luta pelos primeiros quatro lugares, espera-se um jogo muito difícil”.
Como vai ser gerir a equipa numa altura em que os Seniores lutam pela manutenção e os Sub-21 pela Fase dos Primeiros? “O calendário da equipa Sénior tem sempre um peso diferente. Vamos fazer o melhor possível para que o rendimento não seja afetado em ambos os lados… tendo maior atenção na equipa Sénior”.