José Mendes vai representar o Victoria Sports Pro Cycling em 2023. O ciclista de Guimarães diz-se “muito motivado” com o novo projeto, que o vai levar, novamente, a correr fora de portas.
“É um projeto novo, um pouco diferente do habitual, mas que me agrada bastante e me deixa muito motivado para 2023”, disse José Mendes.
O ciclista de Guimarães, Campeão Nacional de Estrada em 2016 e 2019, lembra que o contacto com a Victoria Sports Pro Cycling surgiu numa altura em que “estava a ponderar por um fim na carreira de ciclista profissional”, mas salienta que “depois de um primeiro contacto, as negociações avançaram e tenho uma vontade enorme de continuar a correr”.
“ESTOU CONTENTE POR FAZER PARTE DA EQUIPA”
José Mendes sente que “este é um projeto que tem tudo para dar certo. Estou muito contente por fazer parte da equipa. Claro que estamos conscientes que vai ser um ano duro porque, como todos os novos projetos, as coisas têm de se ir fazendo, nada está feito, mas isso também acaba por ser motivador e tira-nos da nossa zona de conforto, o que é bom”.
O Victoria Sports Pro Cycling é um projeto novo no Ciclismo, que tem como diretor desportivo Micael Isidoro, que deu por terminada a carreira de ciclista profissional na época passada, e o patrocinador é das Filipinas.
A equipa reúne-se já em janeiro para a primeira concentração, seguindo-se o arranque das provas… “o plano é fazer o máximo de provas possíveis em Portugal, mas também temos um calendário de provas lá fora. Vai ser um ano cheio de provas internacionais e isso motiva-me bastante”.
TRABALHOS JÁ ARRANCAM E “ESTÃO A CORRER BEM”
José Mendes já se encontra a treinar há algum tempo e apesar das condições climatéricas adversas que se têm feito sentir, sente que “os trabalhos estão a correr bem, tenho-me sentido muito bem e preparado para o arranque da época”, que deve acontecer em finais de janeiro, nas Filipinas”.
Abraçar um projeto destes, com a possibilidade de fazer várias corridas no estrangeiro, provoca-te o mesmo nervosismo de quando começaste a carreira? “Um bocado… é sentir novamente a adrenalina e a motivação de correr no estrangeiro. Em Portugal o Ciclismo está a evoluir, já tem boas provas, mas, pessoalmente, gosto de correr lá fora, isso motiva-me muito e este projeto apareceu na hora certa, vamos ver o que consigo fazer”.
Quanto a objetivos… “Não sou muito de fazer prognósticos, mas parto para a nova época com o objetivo de dar o meu melhor, sabendo que não podemos estar sempre bem e que nem sempre corre bem, mesmo quando estamos bem. Mas em todas as provas que entrar vou tentar sempre fazer o melhor possível”, disse José Mendes, que aspira “fazer boas provas quer a nível pessoal, como de equipa… naquelas provas importante tentar estar bem e quem sabe ganhar uma etapa ou uma corrida. Se conseguir isso já era muito positivo”.