“Os treinos estão a correr muito bem. Nesta fase inicial é normal as jogadoras sentirem alguma dificuldade em se enquadrarem no trabalho, pois é muita informação e pouco tempo para a aquisição e aplicação do conhecimento, mas de uma forma geral, estamos num bom caminho”, disse Francisco Alves, treinador da Seleção de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo.
A equipa da ABVC está a treinar desde segunda-feira no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, tendo em vista a preparação para a Festa do Basquetebol, que se realiza em Albufeira.
Hoje a Seleção Distrital de Sub-16 da AB Viana Castelo cumpriu mais duas sessões de treinos e amanhã participa no seu primeiro torneio, em que terá como adversários a AB Vila Real e AB Bragança.
Francisco Alves, treinador da equipa, referiu que “nesta primeira fase procuramos introduzir e desenvolver algumas componentes técnicas fundamentais, ou seja, dar a conhecer o modelo de jogo idealizado para a equipa no capítulo ofensivo”.
O facto da Seleção ser formada, maioritariamente, por atletas de duas equipas, ajuda no trabalho dos treinadores? “De um certo modo sim, mas o ideal seria a Seleção ser composta por atletas dos vários clubes da A. Significaria que havia uma maior competição entre os clubes e um maior crescimento dos atletas e da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo”.
Francisco Alves referiu que “ainda estamos numa fase inicial da preparação, com muito trabalho pela frente, mas as coisas estão a progredir num bom ritmo e dentro do que estava planeado”.
Quanto a objetivos… “já estavam idealizados desde que finalizamos a prestação do ano anterior na Festa do Basquetebol. Agora é trabalhar para chegar lá”.