O SC Braga foi o grande vencedor dos Campeonatos Regionais de Juvenis, Juniores e Seniores de Piscina Curta da Associação de Natação do Minho, que decorrem nos últimos três dias na Piscina Municipal de Ponte da Barca.
O conjunto bracarense alcançou 83 títulos, mais do que todos os restantes clubes juntos, e um total de 152 medalhas.
Em termos individuais Margarida Pinto e Beatriz Silva destacaram-se ao somarem 10 títulos cada (e 12 medalhas). José Paulo Lopes somou nove e Matheus Faustino, Joáo Sousa e Maria Neves subiram por oito vezes ao lugar mais alto do pódio.
O SC Braga dominou ainda a Classificação de Nadador Completo de Infantis, que se realizou paralelamente aos ‘Regionais’. Miguel Oliveira foi o nadador que conquistou mais pontos (2018) e venceu em Infantis A, enquanto na prova feminina destacou-se Ana Nogueira.
Em Infantis B, Valeria Koslova foi a mais pontuada e Arseniy Vedkal venceu em masculinos.
Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, faz um balanço “muito positivo” dos ‘Regionais’, em que “os objetivos traçados foram ultrapassados”.
Como destaques, Luís Cameira salientou “o recorde regional da Margarida Pinto aos 400m Estilos, bem como todos recordes regionais batidos nas Estafetas”. De resto “atingimos os objetivos, que era chegar aos 20 nadadores para os ‘Nacionais’ de piscina curta e seis para os Zonais de Juvenis”.
Como sentiu a equipa? “A equipa está em crescendo de forma. Alguns nadadores bateram recordes pessoais e outros estão já muito próximos do seu melhor nível, como é o caso do Rafael Simões, José Paulo Lopes e Tamila Holub. O José Paulo está em franca recuperação, o que é motivo de grande satisfação para nós”.
O SC Braga partiu para estes ‘Regionais’ com o desafio de conquistar mais títulos que os adversários juntos e “isso foi superado. A equipa bateu-se bem e conseguiu ultrapassar os objetivos”.
Também nos Infantis “correu muito bem. Em 12 pódios conquistamos 10. Era importante estarmos nos pódios porque em breve vai sair a convocatória para o Inter-Regional e é importante os nadadores estarem bem para serem convocados para esse estágio”.
VIANA NC SEGUNDO EM PONTE DA BARCA
O Viana NC termina os Campeonatos Regionais na segunda posição da Estatística de Medalhas. A equipa de Vânia Neves conquistou 25 títulos e um total de 65 medalhas. O destaque vai para Daniela Ligeiro que alcançou quatro títulos e seis medalhas. Miguel Fernandes subiu por três vezes ao lugar mais alto do pódio, quatro ao segundo lugar e uma vez ao terceiro lugar.
A ED Viana conquistou 54 medalhas e 24 títulos. Rodrigo Escaleira foi o nadador que mais títulos conquistou, cinco. Ana Rodrigues venceu quatro provas e foi segunda noutra.
O SC Caminhense continua a sua caminhada de consolidação na Natação e foi a quarta melhor equipa em Ponte da Barca. O conjunto treinado por Ricardo Vitoriano, que ontem conquistou o seu primeiro recorde regional, termina os ‘Regionais’ com 10 títulos de Campeão Regional e 30 medalhas.
A classificação da Estatística de Medalhas fica completa com o Amigos da Montanha (quatro títulos), ADP Barca (três) e ED Limiana (dois).