SC Braga e BC Barcelos encontram-se este sábado, pelas 18 horas, naquele que é o jogo grande da segunda jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, Zona Norte.
Em campo vão estar as duas equipas do Minho, formações que estão focadas em estar em todos os momentos de decisão do campeonato, tendo como perspetiva a subida à Proliga.
O SC Braga, que chega a este jogo bastante moralizado depois da vitória sobre o Guifões para a Taça de Portugal, encara a partida “com respeito” e muita “confiança no trabalho desenvolvido”.
PEDRO GRENHA: “ENCARAMOS TODOS OS JOGOS COM O RESPEITO MÁXIMO PELO ADVERSÁRIO E PELO JOGO DE BASQUETEBOL”
“Nós encaramos todos os jogos da mesma forma: respeito máximo pelo adversário, pelo jogo de Basquetebol e rigor no trabalho diário. Acreditamos que, apenas exigindo o nosso melhor diariamente, podemos elevar o nosso nível competitivo para novos patamares e aumentar as nossas possibilidades de vencer. Esta é a nossa forma de estar, de trabalhar e não a comprometemos em função de um adversário ou de qualquer circunstância”, disse Pedro Grenha, treinador do SC Braga.
Que ilações tirou deste arranque de época? “A equipa ainda está em fase de construção. Todas as sessões de treino e todos os jogos são importantes para desenvolver uma relação de confiança entre jogadores e entre jogadores e equipa técnica”, disse o treinador do SC Braga, que adiantou que “sentimos que temos vindo a crescer juntos, que a equipa está a evoluir de dia para dia e isso deixa-nos, naturalmente, confiantes para os próximos desafios”.
Sobre o adversário deste sábado, Pedro Grenha referiu que “o BC Barcelos conseguiu reforçar o plantel com bons jogadores. É uma equipa em fase de construção, assim como nós. Acreditamos que, assim que os novos jogadores descobrirem o seu espaço, o BC Barcelos poderá ser capaz de competir com qualquer equipa deste campeonato e provar que é um candidato a chegar longe na prova”.
O que pode fazer o SC Braga para levar de vencido o primeiro ‘derby’ da época? “Nós jogamos em casa, estamos a atravessar um bom momento e queremos alcançar mais uma vitória. Vamos procurar impor o nosso jogo desde o primeiro segundo, construir pontos a partir da defesa e partilhar a bola com o objetivo de encontrar o melhor lançamento. Esta é a nossa filosofia”.
RICARDO ROCHA: “ESTAMOS PRONTOS PARA DISCUTIR A VITÓRIA NO JOGO”
Ricardo Rocha, treinador do BC Barcelos, mostra-se ciente “das dificuldades” que vai encontrar em Braga, mas garante que a sua equipa vai lutar “pela vitória”.
“Em campo vão estar duas equipas que chegam a este jogo numa boa fase. Equipas que querem estar nas fases decisivas do campeonato. O SC Braga tem um grande potencial e joga em casa, mas nós estamos prontos para discutir a vitória no jogo”, disse Ricardo Rocha.
O treinador do BC Barcelos lembrou que “no formato como está o campeonato todos os jogos são importantes. Estamos numa fase muito inicial da época, mas temos de jogar e trabalhar para ganhar em todos os jogos e este não foge à regra”.
Este é o primeiro ‘derby’ da época, é especial? “Digamos que é um jogo com características especiais. Temos no plantel alguns jogadores formados no SC Braga e isso torna o embate mais intenso, mas temos de encarar o jogo como mais um do campeonato, um jogo que queremos ganhar”.
Ricardo Rocha referiu “sabemos que vai ser um jogo complica. Jogar em Lamaçães já é muito difícil e depois o SC Braga tem uma equipa forte, com uma boa postura de jogo. Tem bons atletas individuais que fazem um bom grupo de trabalho”.
Quais vão ser as armas do BC Barcelos para este jogo? “Dentro do que é o trabalho diário, vamos tentar demonstrar a nossa riqueza tática, a nossa postura e valências. Vamos tentar ser um bocadinho mais competentes do que o ano passado, não só pelos reforços que fizemos, mas também pela equipa que veio do ano passado. Vamos pôr em prática o nosso Basquetebol”.
Ricardo Rocha referiu que “temos consciência das dificuldades que vamos encontrar, mas acreditamos na nossa qualidade em termos ofensivos, defensivos, de jogo. Por isso, vamos tentar fazer mais um ponto do que os que sofremos…”.
Para este jogo, o BC Barcelos não pode contar com Daniel Correia, atleta que fez uma rutura do tendão de Aquiles, e não poderá jogar mais esta época.
PROGRAMA DE JOGOS
CNB1
Sábado
18h: Guifões – GDB Leça
18h: SC Braga – BC Barcelos
Domingo
17.30h: Juvemaia – Académico FC
18h: CB Viana – CD Póvoa Sub-23
CNB2
Sábado
17.45h: Monção – BC Valença
21.30h: BC Coura – BC Limiense
18h: Famalicense – Clube 5Basket
21h: UAA Aroso – Guifões
21.15h: GDAS – NCR Valongo
Domingo
18.30h: BC Barcelos Sub-23 – SC Braga Sub-23