O Vitória SC recebe este sábado, pelas 21.30 horas, o BC Limiense, em jogo da segunda jornada da Zona Norte A do Campeonato Nacional da II Divisão feminina de Basquetebol.
Em Guimarães o jogo está a ser encarado “com motivação” como referiu Eduardo Forte Ribeiro, treinador da equipa feminina de Vitória SC, que este ano avança com um projeto reformulado, mas com a firme disposição de “criar uma base forte para o futuro”.
Eduardo Forte Ribeiro garante que “este ano o objetivo passa por fazer crescer esta geração de atletas, de as levar a subir uns níveis e as preparar para o futuro”. Por isso “a nossa ambição para este jogo com o BC Limiense é ver o estado de crescimento da equipa”.
Sobre o jogo desta noite, o técnico do Vitória SC referiu que “vai ser um jogo difícil. Tradicionalmente, o BC Limiense é uma equipa muito forte, com atletas muitos aguerridas. Nós vamos tentar contrariar a mais-valia delas e mostrar o nosso trabalho”.
O Vitória SC já realizou dois jogos esta época, ambos com o Maria da Fonte (perdeu por 12 pontos no primeiro jogo, a contar para o campeonato, e por dois para a Taça de Portugal).
“Tivemos dois jogos e já demonstramos um franco crescimento de um jogo para o outro. Esta equipa trabalha muito bem, é empenhada e o nosso objetivo será crescer e criar o máximo de dificuldades possível ao adversário”, disse Eduardo Forte Ribeiro.
O Vitória SC avança este ano com uma equipa muito diferente daquela que disputou o ‘Nacional’ da II Divisão no ano passado… “Esta equipa é muito baseada nas Sub-18 do ano passado. Algumas atletas, com a reformulação, saíram, mas também registamos algumas entradas. Temos uma equipa jovem, com atletas desde os 15 aos 22 anos e muito trabalho pela frente, mas também muita vontade e determinação”.
Eduardo Forte Ribeiro está consciente que “vamos defrontar equipas muito diferentes, com outro tipo de experiência e com outro nível, que nós não temos. Estamos a trabalhar para adquirir esse nível e experiência. Vamos fazer de tudo para sermos uma agradável surpresa neste campeonato”.
Com a reformulação do projeto e uma equipa tão jovem, os resultados são o menos importante esta época? “Os resultados são sempre importantes até por uma questão de motivação e nós vamos trabalhar para conquistar os melhores resultados possíveis. Mas esta época os resultados não vão ser o mais importante. O que realmente importa é o crescimento delas, a aprendizagem e perceberem o que lhes transmito. Elas vão participar numa nova competição (Seniores), com um ritmo diferente. Por isso, tantos os resultados mais positivos, como os menos positivos terão outra importância”.
Como as tem sentido desde que arrancou a época? “Muito comprometidas com o projeto. Tentam adaptar-se rapidamente a tudo o que este campeonato implica e às ideias que lhes são transmitidas. Estão cientes das dificuldades, mas têm dado uma excelente resposta”.
O que mais lhe tem agradado neste arranque de época? “O empenho e a intensidade que estão a meter nos treinos. Perceberem que vamos encontrar outro nível, outro tipo de jogo e estão muito predispostas a trabalhar para lá chegar”, garantiu o treinador do Vitória SC.
PROGRAMA DE JOGOS
21.30 h: CB Viana – FC Vizela
21.30h: Vitória SC – BC Limiense
Domingo
18.45h: GDAS – Maria da Fonte