
José Cardoso esteve imparável no I BTT DHI Insalde, quarta e última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI, que se realizou no fim de semana em Paredes de Coura.
O ciclista de Viatodos, Barcelos, venceu as duas mangas de Cadetes com uma larga vantagem sobre os seus mais diretos perseguidores. Na descida final, José Cardoso fez a marca de 2:30.66, deixando Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) a quatro segundos. Mateus Arieira, do BTT Enduro Terras de Bouro, foi terceiro classificado, com o tempo de 2:38.82.
Na classificação de Cadetes de salientar o quinto lugar de Duarte Ribas (Bike House DH team/Guimarães), enquanto o seu colega de equipa, Francisco Ribeiro fez o sétimo lugar.
Concluído o Campeonato do Minho, José Cardoso sagrou-se Vice-Campeão de Cadetes, atrás de Nuno Bentes, que revalida a Camisola.
Duarte Ribas termina na terceira posição, enquanto o vianense Mateus Arieira fez quarto lugar.
Nas Escolas, Benjamim Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu em Infantis e Afonso Soares ganhou em Juvenis.
TIAGO CUNHA: “SATISFEITOS COM A PRIMEIRA PROVA DE DOWNHILL”
Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu a prova de downhill e salientou o facto de Paredes de Coura ter recebido este ano provas decisivas para as contas do Campeonato do Minho das várias vertentes…
“Em primeiro ficamos muito satisfeitos com a forma como decorreu esta, que foi a primeira, prova de Downhill”, foi assim que Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, começou por abordar a realização da primeira edição do BTT DHI de Insalde.
“MÉRITO É DO GRUPO DE PESSOAS QUE TRABALHOU ANONIMAMENTE”

O autarca de Paredes de Coura referiu que “esta é uma prova que surge por uma iniciativa não do Município, mas de um grupo de praticantes e apaixonados da modalidade que durante alguns anos foram construindo e modelando esta pista, que surgiu de uma forma muito informal. De certa forma eles foram espicaçando a necessidade de dinamizar e dar visibilidade ao sítio que tinha condições, no entender deles, positivas para a modalidade. No fundo, o Município só serviu aqui alavanca, que permitiu a realização da prova”.
Afirmando que “o mérito é deste grupo de pessoas que trabalhou anonimamente e se envolveu para conseguir, no fundo, criar aqui uma tarde de animação”, Tiago Cunha salientou que “os setenta participantes é um número interessante e que nos vem mostrar que a modalidade tem viabilidade”.
Tiago Cunha mostrou-se satisfeito por Paredes de Coura ter recebido, esta ano, provas decisivas para os vários Campeonatos do Minho… “é muito bom sermos um Município talismã para estes ciclistas, que vieram aqui discutir os títulos do Campeonato do Mundo. Tudo isso veio acicatar o espírito competitivo e de participação dos atletas”, mas salientou que “para nós isso é um bónus. O nosso grande objetivo é promover as modalidades, o uso da bicicleta, uma atitude mais saudável, mais responsável e ecológica. No fundo o nosso espírito é o da promoção do uso da bicicleta e sempre que o uso do veículo possa promover uma modalidade que envolva mais pessoais, é excelente”.