José Mendes, vimaranense que alinha na Aviludo/Louletano/Loulé Concelho, alcançou o top15 na quinta etapa do Grande Prémio JN, que hoje decorreu em Viana do Castelo, e que teve como vencedor o seu colega de equipa Tomás Contte.
Com uma extensão de 139,6 quilómetros, José Mendes integrou o grupo de 16 ciclista que rolou na frente e de onde saiu o sprint para a vitória na etapa.
José Mendes cortou a meta na 15.ª posição a oito segundo do vencedor e saltou para o 15.º lugar da Geral Individual. Durante a etapa o ciclista de Guimarães venceu ainda os Sprints Especiais, em Arcos de Valdevez, ascendendo ao terceiro lugar da Geral de Sprints, com três pontos, menos dois que o duo que segue na frente e ocupa ainda o terceiro lugar na Geral da Montanha.
JOSÉ MENDES: “HOJE A ETAPA CORREU BEM PARA A EQUIPA”
“Hoje a etapa correu bem para a equipa. Estávamos a precisa de uma vitória e já levamos duas”, começou por afirmar José Mendes, que lembrou que “depois do Prémio da Montanha a corrida ganhou uma grande velocidade e fez-se ali uma seleção. Ficamos 14 ciclistas e, entretanto, apanhamos os dois que andavam na fuga”.
“Consegui aguentar-me no grupo, infelizmente, não consegui pontuar no Prémio de Montanha, e atrasei-me um pouco, em relação em relação ao Henrique Casimiro, mas ainda tudo está em aberto”,
Para José Mendes “o importante é que conseguimos ganhar a etapa. Foi uma época difícil para todos nós. Em alturas diferentes, mas todos tivemos problemas de saúde ou azares nas corridas… E com tudo isso chegamos à última prova por etapas do ano e não tínhamos uma vitória. Apesar de sermos uma equipa mais pequena também gostamos de ganhar”.
Vocês sentiam a pressão de ter de ganhar? “Havia uma certa pressão… Ontem aquela vitória foi muito boa e hoje então… Duas vitorias é muito melhor”.
Faltam duas etapas para terminar o Grande Prémio JN e José Mendes garante que “vamos estar na luta. Queremos mostrar mais, conquistar mais”.
José Mendes está agora na luta pela Montanha e pelos Sprints Especiais… “A Classificação da Montanha não está definida. Não vai ser fácil porque a EFAPEL está empenhada. Hoje trabalharam a 100 por cento para a Montanha e depois para a chegada”.
Já nos Sprints Especiais, o ciclista vimaranense lembra que “estava bem colocado na altura e tentei a minha sorte. É mais uma possibilidade e vou estar atento. Claro que depende muito de como correr a corrida, a verdade é que se eu ganhar e os outros não pontuarem posso chegar lá, mas não é um objetivo”.
CÉSAR FONTE ENVERGA CAMNISOLA AZUL E BRANCO
César Fonte, que corria em casa hoje, manteve a Camisola Azul e Branco, das Metas Autarquias, depois de fazer segundo lugar em Seixas.
O ciclista de Vila Franca terminou a etapa no 63.º lugar, ocupando o 50.º lugar na Geral, sendo 32.º na Geral Pontos.
Na etapa de hoje de destacar ainda o 27.º lugar de José Dias, barcelense na Porminho Team Sub-23, enquanto Daniel Dias (Kelly) foi 29.º.
Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) fez o 72.º lugar, Diogo Almeida (Porminho) foi 84.º e Marco Marques (ACDC Trofa) terminou no 87.º lugar, enquanto Sérgio Saleiro foi 95.º e Diogo Saleiro 96.º
A sexta e penúltima etapa tem partida e chegada em Valongo e um percurso de 132,7 quilómetros.