“Foi uma experiência única, enriquecedora, de muita aprendizagem e, principalmente, muito divertida. Representar o país a fazer aquilo que mais se gosta é um prazer enorme!” disse Yago Carrera, atleta de Famalicão que esteve ao serviço da Seleção Nacional de Sub-16 masculinos no Campeonato da Europa – Divisão B, que terminou este fim de semana em Sófia, na Bulgária.
Já em Famalicão, junto da família, Yago Carrera salientou que “este Europeu permitiu-me fazer novas amizades, conhecer novas culturas e países, o que é magnífico”.
Sobre o campeonato em si, o atleta, que se iniciou no Famalicense antes de rumar ao FC Porto, referiu que “já estava à espera de encontrar um Campeonato da Europa com um nível de exigência muito elevado, devido à intensidade dos nossos treinos sinto que estávamos bem preparados para a competição”, mas “não esperava ver a qualidade de certas equipas”.
“O QUE ME AGRADOU MAIS FOI MESMO A EXPERIÊNCIA”
O que te agradou mais no Europeu e o que te custou mais? “Posso dizer que o que me agradou mais foi mesmo a experiência, conhecer diferentes países, ao nível do basquetebol, conhecer um país novo, a Bulgária, e claro a convivência com os meus colegas de equipa”, afirmou Yago Carrera, que adiantou que “o que me custou mais, acho que foi mesmo a parte do cansaço acumulado jogo após jogo, foi um longo período de jogos com muita intensidade”.
Yago Carrera partiu para o Campeonato da Europa com o objetivo claro de ajudar a equipa em qualquer tarefa. No balanço final considera que “cumpri a minha missão. Sei perfeitamente que ainda tenho um longo caminho a percorrer, visto que grande parte dos meus colegas estão no Basquetebol desde as categorias mais jovens e isso reflete-se muito na nossa visão de jogo. A experiência dá-nos muita mais segurança. Mas creio que estou no caminho certo!”.
“DESCANSAR E ESTAR COM A MINHA FAMÍLIA”
Yago Carrera vai agora “descansar” porque “dentro de pouco tempo começa mais uma época difícil” e os campeonatos da Associação de Basquetebol do Porto “têm um ritmo bastante elevado”.
Nas férias, Yago Carrera vai aproveitar para “descansar, estar com a minha família”, sem esquecer de “continuar a comer saudável e manter a atividade física”, e garante que “a bola vai comigo…para onde quer que eu vá, a bola vai”.
O primeiro dia de férias será, no entanto, um pouco diferente: “quero estar com a minha família… as saudades já eram muitas e a família é a base para o nosso equilíbrio emocional” referiu Yago Carrera, que lembra que entre estágios e o Europeu “foi muito tempo longe”.