Rodrigo Neves, do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, aponta ao top5 na Classificação da Juventude na Volta a Portugal de Juniores, que decorre entre quinta-feira e domingo, nos distritos de Castelo Branco e Guarda.
O ciclista de Esposende diz-se “preparado” para a estreia naquela que é, talvez, a prova mais importante do calendário de Juniores e mostra-se ambicioso…
“Neste momento, tenho em mente um top5 na Juventude, mas esse objetivo pode mudar consoante os objetivos da equipa”, disse Rodrigo Neves, que garantiu que “depois tenho outros objetivos como ganhar o máximo de experiência possível… e não cair”.
“JÁ ME ANDO A PREPARAR HÁ ALGUM TEMPO”
Como estás a encarar a Volta a Portugal? “Já me ando a preparar há algum tempo para a Volta, pois é uma das provas mais importantes do calendário nacional, se não mesmo a mais importante. A preparação tem corrido bem e, por isso, penso que conseguirei superar as minhas expetativas”.
Quanto ao percurso da Volta a Portugal, Rodrigo Neves referiu que “já estive a ver… será um percurso todo ele muito puxado” e adiantou que “penso que a primeira etapa e o primeiro sector da segunda etapa vão mais de encontro às minhas características, pois são etapas com menos acumulado, mas penso que poderei ter um bom desempenho nas outras porque tenho vindo a trabalhar e a evoluir nesse aspeto”.
De resto “não posso colocar nenhuma etapa como objetivo pois não sei como se vão desenrolar, tanto pode ser uma etapa a rolar louca, como uma a subir calma…” disse o ciclista de Esposende, que adiantou que “acredito que a etapa em que terei mais chances de sucesso será logo a primeira”.
CONTRARRELÓGIO? “VAI SER UMA EXPERIÊNCIA NOVA”
No segundo dia, da parte de tarde, realiza-se o Contrarrelógio, é uma disciplina em que te sentes à vontade? “Nem sei bem… Durante a época só tivemos dois ‘Cronos’, o que é pouco para sabermos em que ponto estamos, mas este acaba por ser bem diferente dos que tivemos, pois é quase sempre a subir. Vai ser uma experiência nova”.
As prestações e resultados que tiveste nas últimas provas deixam-te animado para a Volta a Portugal? “Sem dúvidas. É claro que tive altos e baixos de forma, mas vou a todas as provas e não se pode estar bem em todas. Olhando para as provas em que estive em boa forma, posso dizer que fiquei satisfeito com o que fiz. Estou motivado e vou de consciência tranquila para a Volta”.
O que vos tem pedido o diretor desportivo para esta Volta a Portugal? “Essencialmente, para fazermos uma boa preparação, para ter cuidado com a alimentação”, disse Rodrigo Neves, que lembra que “a Volta é uma prova dura e extensa, temos de estar bem preparados para aguentar os quatro dias”.