“O balanço da época é extremamente positivo. Ultrapassamos todas as expetativas”, foi assim que Ricardo Ribas, presidente do Team El Comandante, classificou a época que terminou recente.
Prestes a completar quatro anos de existência o clube de Moreira de Cónegos terminou a época com títulos nacionais – por intermédio de Sofia Peixoto na Maratona – regionais, e várias subidas ao pódio…
“Foi uma época muito positiva. O nosso objetivo é dar destaque aos nossos seis patrocinadores, que nos apoiam na compra dos equipamentos”, disse Ricardo Ribas, que salientou que “só assim foi possível oferecer 104 kits desportivos a todos os atletas”.
Entre outros resultados, o conjunto de Moreira de Cónegos viu a equipa feminina conquistar o título de Campeã Regional de Estrada e de Vice-Campeã Regional de Cross e de Estrada. O clube conquistou ainda o terceiro lugar coletivo da Zona Norte de Pista, no Nacional de Maratonas da ANAV e no Regional de Cross masculino…
O clube conseguiu ainda vencer coletivamente a Meia Maratona Gondomar, foi terceiro por equipas na Corrida São Pedro (Póvoa Varzim) e na Corrida da Costa Nova (Ilhavo).
Em termos individuais, o destaque vai para “os títulos regionais conquistados pela Jéssica Pontes, Marisa Fernandes, Ana Pontes e Susana Costa, bem como o título de Campeã Nacional de Maratonas conquistado pela Sofia Peixoto”.
Já a nível masculino o realce vai para o facto de “termos conseguido pontuar nos apuramentos para a fase final do Nacional na Pista”.
“QUEM VESTE A CAMISOLA É POR AMOR E CARINHO…”
O que mais o surpreendeu esta temporada? “O que mais surpreende no clube, mas isso é a nossa marca, é o companheirismo entre todos os atletas e familiares, todos querem vestir a nossa camisola”, disse Ricardo Ribas, que salientou que “vestir a camisola do Team El Comandante tem um peso, tem uma história… Quem veste a camisola é por amor e carinho e isso para mim, como presidente, é um orgulho. Isso é o que mais me surpreende porque esse sentimento está acima de todos os resultados”.
“VAMOS LUTAR PELOS TÍTULOS COLETIVOS DE ESTRADA, CORTA-MATO E PISTA”
A época ainda terminou há dias, mas Ricardo Ribas já olha para o futuro: “na próxima época não nos vamos desviar das nossas ideias… que passam por tornar o Team El Comandante num clube de afirmação a nível regional. Vamos lutar pelos títulos coletivos de Estrada, Corta-Mato e Pista. Vamos reforçar alguns setores e o grande objetivo é ter o Team El Comandante na III Divisão de Pista nos próximos três anos”.
A primeira meta do clube passa, no entanto, “pela Meia Maratona de Guimarães… sendo uma prova na nossa cidade queremos lutar pela vitória e vamos trabalhar nesse sentido”.
O Team El Comandante é, para já, um clube mais focado para as categorias Elites e Master, mas Ricardo Ribas não esconde o desejo de um dia ter formação.
“Neste momento a Formação é uma hipótese em cima da mesa… Temos dois Juvenis, o que não quer dizer que não possam surgir mais jovens”, disse aquele responsável, que adiantou: “mas ainda não temos as condições para apostar na Formação na próxima época e ter por ter não faz sentido”.
“QUANDO SE FAZ O QUE SE GOSTA… TUDO SE TORNA MAIS FÁCIL”
Tem sido fácil formar a equipa, tendo em conta que também passamos por uma pandemia que limitou tudo e todos durante dois anos? “Quando se faz o que se gosta, tudo se torna mais fácil, tudo o que é Atletismo para mim é amor e isso torna as coisas mais fáceis”.
Ricardo Ribas, que foi atleta olímpico e passou por grandes clubes como o SC Braga e Benfica, explica que “tenho a experiência de atleta, mas fui sempre aprendendo por onde fui passando, e numa dimensão muito mais pequena estou a seguir as pisadas do Maratona CP, foi assim que começou depois os Sponsors fizeram o resto…”.
Como é estar do outro lado? “É preocupação a dobrar porque sei o que um atleta precisa e independentemente do seu valor desportivo eu, como presidente, dentro das limitações do clube tento dar o que eu sempre quis ter quando era atleta e por vezes não é preciso dinheiro para fazer a diferença”, referiu.
“Estou a tentar fazer parcerias com várias instituições para que ambas as partes saiam beneficiadas, sabemos o nosso valor e sabemos que a nossa imagem pode vender qualquer sponsor”, afirmou Ricardo Ribas.
FORMAS DE CATIVAR E AGRADECER AOS PATROCINADORES
Neste projeto, Ricardo Ribas e o Team El Comandante procuram encontrar formas originais de cativar e agradecer aos patrocinadores, como acontece com os equipamentos… “em vez de colocar os patrocinadores todos na mesma camisola, dividi a equipa em cinco blocos e cada bloco faz publicidade a um único patrocinador dando mais visibilidade”.
Apesar de parada a época do Atletismo, o Team El Comandante e os atletas não param e este fim de semana Ricardo Ribas deslocou-se a Lisboa para fazer um treino acompanhado com os atletas do polo de Lisboa… “Estes atletas estão a treinar para as maratonas de Berlim, Amesterdão, Porto, Lisboa, Chicago, Valência, Frankfurt e Nova Iorque. Foi treino longo, com necessidade de abastecimentos para reforçar a importância da hidratação e recuperação e em que estiveram presentes 28 atletas”.