Garantir uma vaga na Seleção Nacional de Sub-16 para o Campeonato da Europa – Divisão B, que se realiza em agosto na Bulgária, é o grande objetivo de Yago Carrera, atleta de Famalicão que alinha no FC Porto.
O basquetebolista famalicense está integrado nos trabalhos da Seleção Nacional de Sub-16 que está a estagiar em Barcelos e a participar no Torneio Internacional de Barcelos e mostra-se satisfeito com a forma como estão a correr os trabalhos…
“Os estágios estão a correr bastante bem, principalmente, a parte do companheirismo e a convivência dentro e fora do treino”, disse Yago Carrera, que referiu que “esta é uma experiência única”.
Como foi a adaptação à Seleção e aos trabalhos? “Como no ano passado também fui convocado para estágios da Seleção Nacional confesso que já estou meio habituado, embora os colegas sejam diferentes”, afirmou o atleta de Famalicão.
“O TRABALHO DA EQUIPA TÉCNICA TEM SIDO MUITO IMPORTANTE”
Yago Carrera diz-se “super feliz e satisfeito” por fazer parte dos trabalhos da Seleção Nacional, embora nesta altura “a quantidade de horas que treinamos refletem-se no cansaço, mas essa parte também é muito importante pois quando chegarmos ao Europeu já estamos em melhor forma física e conseguimos competir a um nível mais alto”.
O atleta de Famalicão salientou que “o trabalho da equipa técnica tem sido muito importante para desenvolver as nossas capacidades tanto técnicas como táticas ou físicas. São bastante exigentes, mas isso ajuda-nos a melhorar”.
A Seleção Nacional de Sub-16 já realizou alguns jogos de preparação. Ontem defrontou a Suécia (vitória por 81-73) no Torneio Cidade de Barcelos, e Yago Carrera teve um papel preponderante…
JOGOS DE PREPARAÇÃO
“Já realizamos alguns jogos nesta fase de preparação para o Europeu. Participamos num torneio no Luxemburgo, em que ficamos no segundo lugar depois de perdermos com a Roménia, equipa que vamos defrontar neste torneio de Barcelos”, referiu Yago Carrera, que salientou que “no Luxemburgo os jogos podiam ter-me corrido um pouco melhor, principalmente, na eficácia de lançamento, sinto que tive um papel mais defensivo, embora, claro, ainda estávamos nos primeiros estágios de preparação, por isso, ainda estávamos um pouco ‘verdes’”.
Já no Torneio Internacional de Barcelos… “sinto que os jogos estão-me a correr um pouco melhor, mas vamos esperar para ver os próximos…”.
Estando nesta fase da preparação e a cerca de três semanas do Europeu, o objetivo é ir ao Europeu? “Claro, o objetivo é sempre ir o mais longe possível… Tento dar o meu melhor todos os dias para que no final o meu nome conste na convocatória”, disse Yago Carrera.