BASQUETEBOL

Viana Castelo à procura de evolução na Festa do Minibasquete

Aprender e evoluir é o grande objetivo da Seleção masculina da Associação de Viana do Castelo nesta sua participação na Festa Nacional de Minibasquete, que decorre em Paços de Ferreira.

O conjunto de Viana do Castelo, composto por atletas de cinco clubes (ACB Barca, ACDS Marta Portuzelo, Barca BC, BC Limiense e CB Viana), ainda não conseguiu vencer, mas está a desfrutar de um torneio que, tal como o slogan indica, pretende ser  “em primeiro lugar uma festa”.

Bruno Ferreira, selecionar da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, salienta que “as Festas do Minibasquete são um evento onde o Basquetebol se encontra no seu estado mais puro” e referiu que “a maioria dos nossos atletas pouco saíram do distrito e encontram-se numa fase muito precoce do seu desenvolvimento. Neste evento encontram-se perante novas realidades, ficam com a noção que há muito para crescer e trabalhar e ao mesmo tempo são estimulados para gostarem mais da modalidade”.

Afirmando que “as Festas de Paços Ferreira são muito focadas nos atletas e menos na competição”, Bruno Ferreira considera que “isso é de salutar”.

Como tem sido este primeiro contacto com a realidade das Festas? “Estes primeiros dias têm sido difíceis…”, disse Bruno Ferreira, que adiantou que “nas últimas edições trouxemos equipas, masculina e feminina, bastante competitivas que graças ao seu desempenho alcançaram a I Divisão. Os grupos desta época, devido ao longo período de pausa da pandemia, estão bastante atrasados na sua formação e sendo uma Associação com poucos praticantes no escalão, há sempre uma grande dificuldade em jogar com as Associações maiores com muitos mais recursos humanos”.

A Seleção masculina de Viana do Castelo termina a primeira fase sem vitórias e com poucos pontos marcados, mas Bruno Ferreira acredita que isso não vai afetar a equipa…

“Não acredito… como disse anteriormente, esta festa foca-se muito nos atletas e menos na competição. Com o avançar da competição as equipas irão ser enquadradas em um nível mais aproximado deles e aí será, naturalmente, mais fácil quer o jogo, quer o desenvolvimento individual” referiu Bruno Ferreira, que salientou que “é de frisar que aprende-se com tudo. Mesmo com grandes desníveis”.

Como tem sentido os atletas? “Nestas idades rapidamente mudam de estados de espírito. Fazem amigos com facilidade, a visão que têm do jogo ainda é muito afunilada… A primeira noite é sempre de alguma excitação devido a vários fatores (viagem, ficar fora de casa, jogos, etc). Tudo são adaptações habituais”.

RESULTADOS DE HOJE

Santarém – Braga, 34-63

Braga – Vila Real, 62-11

Viana do Castelo – Algarve por 1-77

Viana do Castelo – Porto B, 22-63

Segunda fase

Grupo F

Algarve – Braga, 70-21

Grupo H

Viana do Castelo – Castelo Branco, 12-80

PROGRAMA DE JOGOS

Grupo F

10h: Braga – Lisboa

16h: Braga – Porto B

Grupo H

15 h: Santarém – Viana do Castelo

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...