José Mendes, ciclista de Guimarães que alinha no Aviludo/Louletano/Loulé Concelho, conquistou a Camisola Dourada – símbolo da liderança da Geral dos Pontos Quentes – na primeira etapa do Grande Prémio Douro Internacional, que se realizou hoje.
Numa etapa de 117,7 quilómetros marcada pelo intenso calor, o ciclista de Guimarães integrou a fuga do dia, juntamente com Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO), que se formou ao km18 e terminou já depois da passagem dos 100 quilómetros.
Pelo meio José Mendes pontuou para o Prémio de Montanha (terceiro ao km5.3 e 18,7), nas Metas Volantes, Nos Sprints Especiais e Metas Autarquias, vencendo a Classificação dos Pontos Quentes, situada ao km 76,1.
O ciclista de Guimarães entra na segunda etapa na liderança dos Pontos Quentes (Camisola Dourada), ocupando a segunda posição nos Sprints, nas Metas Autarquias e terceiro nas Metas Volantes, sendo ainda sexto na Geral da Montanha
JOSÉ MENDES: “IMPORTANTE É QUE ME SENTI COM CAPACIDADE DE ESTAR NA FRENTE”
No final da etapa, José Mendes mostrou-se bastante satisfeito pelo trabalho realizado e pela conquista da Camisola Dourada, que considera “um bónus” e salientou que “o importante é que me senti com capacidade de estar na frente da corrida… e penso que foi uma boa etapa”.
Sobre a tirada de hoje, que teve partida e chegada a Tabuaço, considerou que “foi uma etapa muito dura pelo percurso e pelo calor extremo que estava” e adiantou: “arrisquei ir na fuga e no fim acabo com a Camisola Dourada”.
Perspetivas para a segunda etapa? “É outra etapa dura… se tiver capacidade vou tentar estar outra vez ao ataque”, disse José Mendes.
O ciclista do conjunto de Loulé salientou que “quero aproveitar esta corrida para ganhar uma boa condição para a Volta a Portugal, que é a prova mais importante da época”.
CÉSAR FONTE (KELLY) NO TOP5
César Fonte, vianense da Kelly/Simoldes/UDO, conquistou a quarta posição na primeira etapa do Grande Prémio Douro Internacional.
O ciclista vianense cortou a meta a 11 segundos do vencedor, Bruno Silva (Tavfer/Mortágua/Ovos Matinados), que gastou 3:17:56 horas para percorrer os 117,7 quilómetros.
Pedro Silva, barcelense da Glassdrive/Q8/Anicolor, chegou à meta no 11.º lugar e lidera a Geral da Juventude, partindo para a segunda etapa de Camisola Branca.
Quanto aos restantes ciclistas minhotos em prova, de realçar o 23.º lugar alcançado pelo fafense Rui Rodrigues (Aviludo), enquanto o barcelense João Matias (Tavfer) foi 25.º.
João Benta, ciclista de Esposende da EFAPEL Cycling, terminou no 34.º lugar e José Gonçalves (W52/FC Porto) foi 50.º.
Diogo Costa, ciclista de Ponte de Lima que alinha no Fortunna(Maia, concluiu a primeira etapa no 80.º lugar e Sérgio Saleiro (ACDC Trofa) foi 82.º.
Esta sexta-feira, a etapa tem uma extensão de 122,6 quilómetros, com partida e chegada a Armamar. Pelo meio os ciclistas vão encontrar um Prémio de Montanha de segunda categoria à passagem dos 35 quilómetros e já no final têm uma subida de 1.ª Categoria.