Sérgio Maciel, do Viana GC, revalidou esta tarde o título de Campeão Nacional de Maratonas de C1 Sénior, nos Campeonatos Nacionais de Maratonas que estão a decorrer em Ponte de Lima.
O atleta de Viana do Castelo impôs um ritmo forte na prova e percorreu os 26,2 quilómetros em 2:12:40, deixando o segundo classificado, Ricardo Rodrigues Coelho (CN Ponte Lima), a mais de dois minutos de distância.
Nuno Barros (CN Ponte Lima) conquistou a terceira posição.
Sérgio Maciel, que já tinha vencido na sexta-feira a Distância Curta, mostrou-se feliz com os títulos conquistados.
SÉRGIO MACIEL: “CAMPEONATOS ESTÃO SER MUITO POSITIVOS”
“Estes campeonatos estão a ser muito positivos, as provas têm corrido bem até ao momento”, afirmou Sérgio Maciel, que referiu que “hoje a prova foi mais dura, tinha mais vento”.
Foi fácil controlar os adversários? “Nunca é fácil controlar os adversários, nunca sabemos o ritmo que eles estão a colocar na prova. Por isso, temos de estar sempre muito focados”, disse o canoísta de Viana do Castelo.
Quando sentiste que podias ganhar a corrida? “Eu tentei a fuga com um sprint muito forte na segunda portagem e depois foi ir alargando a vantagem de tempo até ao final”, referiu.
Sérgio Maciel diz-se “muito satisfeito com o que consegui fazer nestes dois dias e é uma boa indicação para o que vem pela frente”.
À ESPERA DA CONVOCATÓRIA PARA OS EUROPEUS
O canoísta, até pelo seu historial, deve ser um dos 12 atletas convocados para o Campeonato da Europa: “o selecionador vai ser os indicadores e escolher os 12 melhores para iram ao Europeu. Penso que a conquista do título é um bom indicador para ser chamado e poder representar Portugal no Campeonato da Europa”.
Sérgio Maciel volta à água já este domingo para disputar a prova de C2, onde vai ter como companheiro Gilberto Cruz, do Douro CC… “É mais uma prova em que vamos dar o nosso melhor, se conseguirmos ganhar tanto melhor… a medalha de ouro é sempre bem vinda”, referiu Sérgio Maciel.
DANIELA BRAGA (CN PRADO) VENCE EM FEMININOS
Daniela Braga, do CN Prado, foi a vencedora na prova feminina de C1 Sénior. A atleta do conjunto de Prado percorreu os 15,4 quilómetros em 1:47:14 horas.
Na segunda posição ficou Valéria Araújo, da DKC Viana, que gastou mais 16:50 minutos.