Francisco Barbosa dos Santos, do CN Ponte Lima, sagrou-se, esta manhã, Campeão Nacional de Maratonas em K1 Júnior, nos Campeonatos Nacionais que estão a decorrer em Ponte de Lima.
O canoísta de Viana do Castelo percorreu os 22,6 quilómetros em 1:44:03 horas, deixando o mais direto perseguidor, António Canelas (Vilacondense), a cerca de cinco minutos.
Francisco Barbosa dos Santos, que ainda recentemente conquistou a medalha de prata na Taça do Mundo de Maratonas, mostrou-se muito satisfeito com a vitória no ‘Nacional’.
“SINTO-ME CONTENTE… AINDA MAIS POR SER NA MINHA SEGUNDA CASA”
“Sinto-me muito contente por vencer o Campeonato Nacional de Maratona, ainda para mais por se ter realizado na minha segunda casa, no rio em que treino todos os dias, mas acima de tudo porque pude contar com o apoio dos mais próximos e isso é muito gratificante para qualquer atleta”, começou por referir o canoísta de Viana do Castelo.
Foi uma prova fácil de gerir? “De certa forma sim. Apesar de sentir algum nervosismo antes da partida, consegui destacar-me com mais três atletas ainda na primeira metade da volta inicial e na primeira portagem consegui fugir e acabei por dilatar a distância para os adversários até ao final o que acabou por me acalmar”, disse Francisco Barbosa dos Santos.
Esta foi uma prova em que sentiste o apoio ao longo de todo o percurso? “Durante toda a prova não porque existem zonas do rio que tornam impossível o acesso ao público, mas durante várias zonas do circuito senti um apoio incansável de todos os meus colegas e amigos, o que de certa forma me incentivou para o resto do percurso”.
Francisco Barbosa dos Santos regressa amanhã às águas do Rio Lima para competir em K2 Júnior com João Gonçalves da Silva.
Fotos: CNPL