Henrique Lopes, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, foi o grande vencedor da Classificação Geral da Montanha da 13.ª Volta a Portugal de Cadetes, que decorreu nos últimos dias no distrito de Santarém.
O ciclista do clube de Barcelos totalizou oito pontos, deixando o segundo classificado a três pontos.
Em destaque na retoma da Volta a Portugal de Cadetes esteve o jovem Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, que subiu ao pódio na Classificação Individual de Cadete de primeiro ano. O ciclista vianense, que na última etapa esteve na discussão da etapa, terminando no quinto lugar, a 37s do vencedor Tiago Santos (Alcobaça), foi o melhor Cadete de Primeiro ano português em prova, ao terminar em terceiro atrás dos espanhóis Hector Martinez e Juan Rodriguez.
O C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor ficou às portas do pódio na classificação por equipas. A formação de Barcelos terminou na quarta posição, com o mesmo tempo do terceiro e a 42s do vencedor, o Grupo SIME-LEVEL.
A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact termina na quinta posição e a Tensai/Sambiental/Santa Marta concluiu a Volta de Cadetes na 11.ª posição.
Na Classificação Geral individual, Francisco Martins (CC Barcelos) foi o melhor minhoto, ao terminar a Volta de Cadetes mo sétimo posto, enquanto o seu colega de equipa João Martins foi oitavo. Gabriel Baptista (Seissa) concluiu a prova na nona posição e Daniel Moreira (Tensai) em 10.º.
Rodrigo Neves (CC Barcelos) termina a Volta a Portugal em 11.º, seguido por Bruno Lopes (Seissa), Samuel Martins (Tensai) e Diogo Miranda (Seissa).
DANIEL MOREIRA (TENSAI) MELHOR CADETE DE PRIMEIRO ANO NACIONAL
Daniel Moreira, da Tensai, foi o melhor Cadete de primeiro ano português em prova. O ciclista vianense mostrou-se “satisfeito” pelo feito e considerou que “esta Volta a Portugal foi uma excelente experiência”.
Daniel Moreira foi o melhor minhoto em prova na etapa de hoje e garante que “foi uma etapa em que me senti muito bem, cheio de forças. Foi uma etapa que eu gostei, muito ao meu gosto, que tinha uma grande subida”.
Afirmando que “esperava fazer melhor”, Daniel Moreira explicou que “tentei nos últimos 10 quilómetros sair do pelotão para ir para a fuga, mas acabou mais cedo do que pensava”.
HÉLDER BRAGA: “ESTOU BASTANTE ORGULHOSO DA PRESTAÇÃO DELES”
Hélder Braga, diretor desportivo da Seissa, mostrou-se bastante satisfeito com o desempenho da sua equipa, que consegue terminar no Top5 por equipas…
“A Volta de Cadetes correu bem, os sete miúdos estiverem muito bem, estou bastante orgulhoso da prestação deles”, começou por afirmar aquele responsável, que adiantou: “entramos com o objetivo de discutir a Camisola da Montanha e conseguimos. Nas contas de geral Individual procuramos estar sempre bem posicionados e na frente do pelotão. Não conseguimos colocar um atleta na movimentação que viria a decidir a competição já nos últimos 10 quilómetros, o que fez com que não conseguíssemos discutir o Top5”.
Mesmo assim “ficamos com três atletas no top 15 e com o Diogo Miranda a ser quatro na juventude”.