Joel Miranda, do GCDR Gemeses, parte ambicioso para o Campeonato Nacional de Maratonas, que se inicia hoje, com as provas curtas (short race) e termina domingo, com as provas de embarcações, em Ponte de Lima.
A prova de Ponte de Lima conta ainda como seletiva nacional, umas das apostas do jovem de Barcelos, que aspira ir ao Campeonato da Europa que se realiza na Dinamarca em finais de julho.
Sobre a prova de Ponte de Lima, Joel Miranda afirmou que “o meu objetivo passa por vencer o Campeonato Nacional e alcançar um bom tempo para conseguir participar no Europeu de Maratonas”.
Como tem corrido a preparação? “A preparação não tem sido das melhores. Tenho estado a treinar com a Seleção de Velocidade em Montemor-o-Velho”, disse Joel Miranda, que salientou que “o meu treinador e selecionador nacional adaptou os treinos para eu poder preparar a Maratona e estar em condições de disputar a prova, mas não estive 100 por cento focado na Maratona… isso aconteceu mais esta semana, com o regresso ao meu clube”.
“ÀS VEZES É COMPLICADO CONCILIAR TUDO… O IMPORTANTE É ESTAR FOCADO”
Joel Miranda é de Barcelos e divide os treinos entre Esposende e Montemor-o-Velho, entre a Velocidade e a Maratona… “Às vezes é complicado conciliar tudo, exige muita organização, muita concentração, são muitos treinos e ritmos diferentes. O importante é estar sempre focado no que se está a fazer para que adaptação seja mais fácil. Com o tempo vamo-nos adaptando melhor”.
A Maratona é uma prova mais exigente… “Sim é uma prova muito longa, tem de ser muito bem controlada, mas estou confiante e quero muito conseguir fazer um bom tempo para poder ir ao Europeu”, disse Joel Miranda, que sobre a pista de Ponte de Lima referiu que “conheço mais ou menos. Já fui com o meu clube treinar lá. É uma pista que consigo ‘compreender’ bem”.
Joel Miranda está, pelo primeiro ano, a apostar na Maratona… “Já participei o ano passado na Maratona, mas foi sem expetativas, foi mesmo para participar. Este ano as coisas não correram como o esperado na Velocidade e decide-me focar na Maratona” e para já as coisas estão a correr bem, pois venceu a Taça de Portugal em C1 Júnior, deixando o segundo classificado a dois minutos.
O SONHO DE CHEGAR AOS JOGOS OLÍMPICOS
Joel Miranda está na Canoagem há cerca de cinco anos e tudo começou com uma ida à Festa da Barca, em Esposende… “Um dia fui à Festa da Barca em Gemeses com a minha família e nesse dia havia uma prova de Canoagem a decorrer. Eu vi e gostei, pedi à minha mãe para experimentar”, lembra o atleta de Barcelos, que adiantou que “ao princípio a ideia não agradou à minha mãe, pensava que era muito perigoso, mas depois deixou-me experimentar e eu não só gostei, como adorei e pretendo continuar neste desporto por muito tempo”.
Até onde gostavas de chegar na Canoagem? “O sonho de qualquer atleta é ir ao Jogos Olímpicos, é o topo e por aquilo que eu vejo depois de lá chegar nunca se está satisfeito… O meu foco é ir aos Jogos Olímpicos. Sei que para lá chegar terei muito que trabalhar, mas estou focado em lá chegar”, disse Joel Miranda.
O canoísta de Barcelos tens vários atletas em que se inspirada. “Temos o Fernando Pimenta, que sendo atleta de Kayak, é um exemplo para todos nós… ainda há pouco conseguiu conquistar quatro medalhas de ouro num só dia… Chegar ao nível dele é muito difícil” e adiantou que “nas Canoas tenho o Marco Apura, por exemplo, que ainda por cima é um atleta com quem costumo treinar”.
“CANOAS… A VERTENTE QUE MAIS ME DESAFIOU”
Porque a opção pelas Canoas? “Efetivamente é uma vertente que exige mais técnica, mas foi a que me desafiou mais. Eu comecei pelos Kayaks, mas quis experimentar a Canoa, até porque tinha um amigo que já fazia Canoa… O treinador deixou-me experimentar e eu adorei. Claro que é mais complicado, caí imensas vezes, mas foi um desafio e é uma vertente diferente. Acho que deu certo e estou a ter resultados. Estou a gostar imenso”.
De referir que Joel Miranda participou no ano passado no Campeonato do Mundo de Juniores/Sub-23 de Velocidade, que decorreu em Montemor-o-Velho. O canoísta do Gemeses marcou presença na prova de C1 1000 metros e pretende agora estrear-se no Europeu de Maratonas, que se realiza entre 28 a 31 de julho em Silkeborg, na Dinamarca.