“É um prémio para todo o trabalho que se desenvolveu durante toda a época”, foi assim que Ricardo Nascimento, treinador do Vitória SC, começou por abordar a conquista do título de Campeão Regional de Sub-19 femininos de Basquetebol.
Numa final disputada em Ponte de Lima, a equipa do Vitória SC bateu na final o Maria da Fonte, Campeão Distrital da ABB.
“FOI UMA FINAL COMPLICADA… DISCUTIDA TACO A TACO”
“Foi uma final complicada, entre duas equipas que se conhecíamos bem. Já não havia segredos e era tudo uma questão de quem tinha mais cabeça, de quem era mais competente em tudo… saíamos vencedores”, disse Ricardo Nascimento.
Sobre o jogo em si referiu que “foi um jogo taco a taco, discutido ponto a ponto. Houve períodos em que estivemos por baixo, mas conseguimos sempre reagir e recuperar da desvantagem. Na segunda parte foi um jogo mais taco a taco”.
O treinador do Vitória SC considera que “este é um prémio para a equipa, pelo que trabalhou e evoluiu durante a época, não só no Campeonato Distrital, mas na Taça Nacional, em que as atletas continuaram a treinar e evoluir”.
“Não sabíamos que se esta prova iria realizar-se, porque não existiu nos últimos anos devido à pandemia. Quando se confirmou, encaramo-la com ânimo, eram mais uns jogos para se fazer e tínhamos de demonstrar tudo o que evoluímos e aprendemos este ano. Elas fizeram tudo como deviam e saímos daqui com o título de Campeão Regional”.
“É SEMPRE IMPORTANTE GANHAR”
É um título importante para a equipa e para as atletas? “É sempre importante ganhar. Eu costumo dizer que é sempre bom jogar e treinar sob vitórias. Para elas é mais motivador ainda, passam a ter a noção do seu valor e evolução e para aquelas que vão continuar é, sem dúvida, muito animador”.
Quanto ao balanço da época, Ricardo Nascimento não tem dúvidas… “É muito positivo. Por exemplo, nós começamos a época a jogar com o Maria da Fonte e perdemos por cerca de 30 pontos. No segundo jogo baixamos para 20. Na final distrital perdemos oito pontos e agora conseguimos ganhar por um. Em termos de resultado mostramos que estamos mais fortes, que evoluímos muito e bem e isso deixa-nos contentes “.
O Vitória SC vai continuar a trabalhar até meados de julho, mas vai agora entrar numa nova fase de treinos… “Vamos apostar mais na técnica individual, mais na psicologia e fazer trabalho físico diferente do habitual quando se joga”.
De referir que da atual equipa de Sub-19 – que para o ano passa a ser de Sub18 -, a maior parte das atletas vão manter-se, já que “a maioria para o ano são ainda Sub-18 e isso dá-lhes ainda uma margem de progressão muito grande”.