BASQUETEBOL

SC Braga Campeão Distrital de Sub-12

O SC Braga sagrou-se, no fim de semana, Campeão Distrital de Sub-12 da Associação de Basquetebol de Braga ao ganhar a Final 6 do Torneio Prof. Mário Costa, que se realizou no Pavilhão Municipal de Famalicão.

O conjunto bracarense venceu todos os jogos que disputou nesta Final 6 e assumiu-se como a equipa mais forte da prova. Na segunda posição ficou o BC Barcelos, seguido pelo Maria Fonte.

O Famalicense, que jogava em ‘casa’, concluiu o Torneio Prof. Mário Costa em quarto, seguido pelo GDAS e Vitória SC.

FRANCISCO PIMENTEL: “FOI MUITO BONITO E MUITO POSITIVO”

Francisco Pimentel, treinador da equipa do SC Braga, começou por salientar a alegria e o entusiasmo com que se viveu os dois dias de provas… “Durante estes dois dias vivemos esta prova com muita alegria. Estavam reunidos muitos dos jovens atletas do distrito de Braga, os quais, de forma natural, transmitem uma energia altamente contagiante a todos os presentes”.

“Foi muito bonito e muito positivo observar momentos de confraternização entre os atletas e entre os treinadores das várias equipas representadas, o que demonstra um grande bem-estar entre todos e que enaltece a importância dos bons valores na formação, que devemos transmitir nos escalões das faixas etárias mais baixas”, referiu.

Quanto à importância da vitória do SC Braga no Torneio Prof. Mário Costa, o treinador do SC Braga referiu que “os resultados são os menos importantes nestes escalões, na minha opinião. Mas, em simultâneo, costumo pensar que o escalão Sub-12 é um escalão em que estamos a preparar os jovens atletas para a competição, competição essa que virá já nos Sub-14. Assim, e na minha opinião, se ensinarmos os fundamentos técnicos e táticos adequados, e próprios destas faixas etárias, estaremos, com certeza, a promover uma boa formação do atleta, ponto primordial e que, em última instância, trará ótimos resultados quer individuais quer coletivos, num futuro não muito longínquo. Nesse aspeto, os resultados serão importantes, pois serão um indicador de um bom planeamento no que diz respeito à formação do atleta”.

UM ANO MUITO ATIVO NO MINIBASQUETE

Com a época a caminhar a passos largos para o seu fim, que balanço faz deste ano?

“Sim, de facto a época está prestes a terminar, embora ainda tenhamos muita atividade do Minibasquete durante todo o mês de junho, com a nossa presença, nos três escalões do Minibasquete, em diversos torneios” disse Francisco Pimental, que adiantou que “relativamente ao balanço deste último ano, um ano em que considero que ainda não foi totalmente normal, saliento que além das competições em que participámos, conseguimos ainda promover diferentes atividades, tais como Festa de Natal, dia do Pai, dia da Mãe, junto dos nossos Minis e seus familiares. Estivemos em ações de solidariedade, organizámos várias competições relacionadas com o Minibasquete. Com isto, conseguimos mobilizar e aproximar muitas pessoas dentro e fora do Minibasquete, algo que nos deixa cheios de orgulho. Ajudamos a construir uma Família do nosso Basquetebol”.

“Além de tudo isto, estivemos muito ativos na captação, o que fez com que o número de atletas inscritos no Minibasquete, fosse incrementado para o dobro relativamente ao ano anterior”, disse Francisco Pimental, que questionado sobre a qualidade afirmou que “a nível de qualidade, penso que colheremos frutos a mais longo prazo… Noto uma maior procura pelo Basquetebol mais recentemente, procura esta que fará que, com o tempo, surjam atletas com excelente técnica individual. Recordo também que acabamos de sair de uma pandemia, pelo que talvez as faculdades motoras dos miúdos, de forma geral, ainda não estejam totalmente limadas”.

“FOI UM ANO CONSIDERAVELMENTE POSITIVO PARA NÓS”

“Em suma, e apesar de ainda não ser um ano dito normal, estivemos muito ativos, pelo que penso que foi um ano consideravelmente positivo para nós. Pretendemos superar tudo o que fizemos este ano, já no próximo ano”, referiu o treinador do SC Braga.

De salientar que o SC Braga conta, atualmente, com cerca de 80 atletas inscritos no Minibasquete, dos quais aproximadamente 50 são meninos e 30 meninas… “Felizmente, os números têm vindo a aumentar, principalmente no que concerne ao número de meninas a praticar esta modalidade”.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...