Francisco Santos, do CN Ponte Lima, vai marcar presença na Taça do Mundo de Maratonas de Canoagem, que se realiza entre 27 e 29 de maio, em Praga, na República Checa.
O canoísta vianense, que venceu a Taça de Portugal de Maratonas, que serviu ainda de seletiva nacional, e na semana passada sagrou-se Campeão Regional Norte, mostrou-se muito satisfeito com a chamada e garante que vai preparar-se para dar o seu melhor…
“NÃO ESTAVA A CONTAR COM A CONVOCATÓRIA…”
“Não estava a contar muito com a convocatória… Apesar de reconhecer que fiz uma excelente prova na seletiva nacional, a margem de erro era muito curta e apenas cinco atletas seriam convocados para a Taça do Mundo”, começou por afirmar Francisco dos Santos, que adiantou que “reconheço que tive mérito nesta convocatória, assim como nos resultados que tenho vindo a alcançar esta época”.
Como estás a encarar esta participação? “Sinceramente, eu gostava de estar a desfrutar mais deste desafio e de tudo o que o envolve”, disse o canoísta de Viana do Castelo, que salientou que “ando sem grande tempo para pensar no que aí vem porque estou com muitas dificuldades em conciliar os estudos e a Canoagem. Vou estar cerca de uma semana fora e o ano escolar está quase a terminar, tenho pouco tempo para estudar e treinar… o que me leva a esquecer tudo o resto, nomeadamente, a prova”.
Afirmando que “sinto falta de um pouco do nervosismo que uma prova nos é capaz de dar”, Francisco Santos referiu que “em vez disso tenho-me sentido bastante stressado devido aos estudos, testes, treinos e prova”.
“PREPARAR O MELHOR POSSÍVEL O DESAFIO QUE É A TAÇA DO MUNDO”
Apesar de todas as dificuldades, o atleta do CN Ponte Lima, que vai alinhar em K1, garante que “estou a trabalhar para preparar o melhor possível o desafio que é a Taça do Mundo”.
Esta será a segunda vez que Francisco Santo vai representar a Seleção, depois de em 2021 ter participado em K2 no Campeonato da Europa, onde se sagrou Vice-Campeão.