O Famalicense recebe domingo, pelas 16 horas, o FC Porto Sub-23, no jogo decisivo para a subida ao Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol.
O conjunto de Armando Andrade tem, obrigatoriamente, de vencer por mais de sete pontos para garantir o apuramento para a final norte do Campeonato Nacional da II Divisão e carimbar o passaporte da subida divisão.
Em Famalicão o jogo está a ser encarado “com otimismo”, garante o técnico, que salientou que “estamos preparados para esta fase há muito tempo. Sabíamos que teríamos de disputar esta eliminatória e estamos focados em trabalhar para a ultrapassar”.
Esta fase decide-se à melhor de dois jogos e no primeiro confronto, disputado no recinto do FC Porto Sub-23, a equipa famalicense perdeu por 80-74… “Não estávamos à espera de perder o jogo, mas é Basquetebol. A derrota mexeu um bocadinho com a equipa, naturalmente, mas de uma forma positiva. A equipa deu uma boa resposta nos treinos e mostrou vontade e muita garra para dar a volta”.
“VAMOS SER O QUE FOMOS DURANTE TODA A ÉPOCA”
Quais as armas que o Famalicense vai usar neste segundo jogo para dar a volta à eliminatória? “As armas vão ser as mesmas que demos durante todo o campeonato. Vamos ser o que fomos durante toda a época”, disse Armando Andrade, que lembrou que “fomos primeiros durante toda a época. Dominamos as fases até aqui e queremos continuar nesse registo”.
Para estas meias-finais, o Famalicense viu-se privado de um dos seus jogadores mais influentes. Gonçalo Gorito lesionou-se no joelho durante um treino e não joga mais esta temporada… “É uma baixa importante, o Gonçalo foi um dos pilares da boa época que temos vindo a fazer. É o base da equipa e seguramente um dos melhores do campeonato”, disse Armando Andrade, que garante que “é uma baixa importante, mas nós já nos estamos a preparar para esta baixa. Claro que altera um bocadinho a nossa maneira de jogar, a nossa filosofia de jogo, mas a equipa saberá dar a resposta e os que entrarem vão, tenho a certeza, dar o seu melhor”.
De regresso está Philipe Oliveira, que se lesionou no joelho em outubro e já integrou o grupo no jogo da primeira mão.
APOIO DOS ADEPTOS
Como sentiu a equipa durante a semana? “Senti os jogadores muito motivados, focados e conscientes daquilo que têm de fazer. Já todos vimos o vídeo do jogo e sabemos onde estivemos bem e onde fomos mais fortes”, disse Armando Andrade.
O treinador do Famalicense espera ter domingo “Famalicão em peso a apoiar-nos” porque considera “é muito importante para nós o apoio dos nossos adeptos. É importante criar aqui um ambiente interessante para a realidade da modalidade neste escalão”.
Fotos: FAC