“O objetivo é, claramente, ficar nos lugares cimeiros, mas um top20 já era reconfortante”, disse André Ferreira, ciclista de Guimarães que corre como Individual, sobre a quarta prova da Taça de Portugal de Downhill, que se realiza domingo em Boticas.
Boticas é uma das pistas míticas para o DHI e para a prova de domingo estão inscritos mais de 200 atletas de dez nacionalidades, fator potenciado por ser uma corrida de classe 1 UCI.
André Ferreira diz-se “um pouco ansioso” para esta prova, pois “não tive oportunidade de treinar desde a prova no Algarve. Tive problemas mecânicos, vindos da prova de Padela, e que não deu para resolver até há uns dias”.
“SINTO-ME MUITO BEM A CORRER LÁ”
No entanto “esta já é o meu terceiro ano a competir em Boticas e como a pista não sofreu grandes alterações, posso dizer que me sinto muito bem a correr lá… e isso poderá ajudar-me a conquistar um bom resultado”.
A quarta prova da Taça de Portugal – a exemplo das anteriores – é Internacional e conta com um elevado número de ciclistas estrangeiros. André considera que “isso é bastante positivo, pois leva-nos a ter mais motivação para treinar e a querer fazer melhor. Aliás deixa-nos com uma pequena ideia de como seriam as nossas prestações nas provas lá fora”.
Mas dificulta em termos de resultados? “Sem dúvida alguma que afeta os resultados, até porque a preparação deles é bastante superior à nossa”, disse o ciclista que mora em Garfe, na Póvoa de Lanhoso.
“VOU LUTAR PELO MELHOR TEMPO POSSÍVEL E QUEM SABE…”
André Ferreira, que apesar de não ter feito a preparação que pretendia, diz-se “preparado” para lutar pelo melhor tempo possível na descida em Boticas… “Visto que a pista acaba por ser bastante rápida e sem grandes dificuldades, posso dizer que nada é impossível, por isso vou lutar pelo melhor tempo possível e quem sabe….”.
André Ferreira iniciou-se no Downhill no Lustosa DH Team, como Cadete. Em Juniores alinhou como Individual, tendo passado depois pela Bike Housa DH Team/Guimarães (Elite de primeiro ano), Casa Myzé Team e agora corre como Individual.