Mafalda Germano, do Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, parte confiante para a Taça Nacional de Velocidade de Canoagem/Seletiva Nacional e Campeonato Universitário (CNU’s), que decorrerem este fim de semana no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
A atleta do conjunto de Esposende diz-se “tranquila e com confiança no trabalho que foi feito”, afirmando que “espero manter o meu lugar na equipa nacional, acrescentando-lhe algo. O objetivo passa, principalmente, por isso, sendo que gosto de desfrutar ao máximo das competições. Apesar de serem momentos de alguma tensão é preciso tirar proveito porque, no fundo, estou a fazer aquilo que gosto”.
“A MAIOR DIFICULDADE SERÁ SUPERAR-ME A MIM MESMA”
Sendo um fim de semana muito preenchido – Taça, Seletiva, CNU’s -, qual pode ser a maior dificuldade? “A maior dificuldade será superar-me a mim mesma. Nesta época tenho tido alguns percalços: entre Covid, gastroenterite e alguns problemas respiratórios, que me levaram a não conseguir seguir o meu plano de treino na sua plenitude. No entanto, penso que consegui passar por cima disso e atingir o nível que procurava”, disse a atleta do Gemeses, que sobre as adversárias referiu que “trabalhamos para sermos melhores e na hora H cada uma dará o que tem e isso terá de ser suficiente”.
Mafalda Germano acredita que os problemas de saúde que a afetaram “já estão, totalmente, ultrapassados” e mostra-se ambiciosa para a época que ainda agora começou… “Para esta época os meus objetivos passam por melhorar as minhas referências pessoais. Apesar de ainda ser Sub-23 o objetivo é fazer parte da equipa Sénior… e trabalhar para que se consigam os melhores resultados possíveis nas futuras provas internacionais”.
“PROCURO O MELHOR RESULTADO POSSÍVEL”
Estar presente nas provas internacionais, é fundamental para a tua evolução? “Sim, sem dúvida é o objetivo principal. Não apenas estar presente, mas procurar o melhor resultado possível”.
A nível nacional e sendo ainda Sub-23, o objetivo passa por te impores nas provas de Seniores? “Eu costumo pensar e dizer ‘um passo de cada vez’. E para esta época a nível nacional o objetivo é, principalmente, impor-me como Sub-23”, referiu Mafalda Germano, que confessou que “um pódio como Sénior seria muito positivo…e está em aberto”.
“SOU SEMPRE MUITO BEM RECEBIDA POR TODOS QUANDO VOU AO CLUBE”
Mafalda Germano representa o Gemeses há dois anos, depois de se ter iniciado na Associação Naval Ancorense… “eu nasci em Almada e fiz a aminha formação na NA Ancorense, mas nos últimos quatro anos vivo na residência universitária em Montemor-o-Velho e passo algum tempo em Esposende… entretanto, surgiu a hipótese de integrar um clube mais dinâmico e mudei-me para o Gemeses”.
A atleta do Gemeses garante que “sou sempre muito bem recebida por todos quando vou ao clube e eu gosto imenso de treinar no Rio Cávado”.
Curiosamente, Mafalda Germano não iniciou a sua prática desportiva pela Canoagem…“comecei na Vela no meu antigo clube, mas na altura não havia muita competição e não me estava a cativar. Como também existia a modalidade de Canoagem, decidi experimentar…”, disse a atleta da Seleção Nacional, que salienta que “sempre gostei de água, logo os desportos náuticos seriam a opção”.