Carlota Rocha, atleta do GDAS, esteve em grande destaque na Festa do Basquetebol Juvenil, que decorreu em Albufeira. A atleta de 13 anos, que esteve integrada na Seleção de Sub-14 feminina da Associação de Basquetebol de Braga, participou no concurso de lançamentos e conquistou o segundo lugar.
Na final de Sub-14 femininos, Carlota Rocha converteu seis lançamentos, perdendo para Rita Pechincha (Alentejo).
“Eu não estava à espera de fazer tanto” disse a atleta do Grupo Desportivo André Soares, que lembrou que “eu estava meio lesionada, mas acabou por correr muito bem e fiquei muito feliz com o resultado que consegui”.
Carlota Rocha uma das lançadoras de serviço da Seleção de Sub-14 femininas, que conquistou o 13.º lugar na Festa do Basquetebol, numa prova em que apenas perdeu um jogo…
“ADOREI A EXPERIÊNCIA”
A atleta da Seleção da ABB garante que “adorei a experiência. Foi a primeira vez que fui a uma Festa do Basquetebol e espero voltar a repetir” e adiantou “estou muito feliz por ter participado nesta experiência, de ter partilhado conhecimentos. Ganhei amigos durante a preparação e mesmo no Algarve conheci novas pessoas… Foi uma experiência muito boa”.
Carlota Rocha considera que “fizemos uma boa campanha na Festa do Basquetebol. Fiquei satisfeita com o que conseguimos e a Seleção também porque todos demos o nosso melhor. Se calhar poderíamos ter feito algo mais em algum momento, mas no fim só podemos sair satisfeitos”. Até porque “conseguimos evoluir e aprender”.
Foi uma competição positiva para ti? “Pessoalmente posso dizer que foi muito bom participar, evolui muito no jogo em equipa e individualmente. Encontramos um nível elevado, de grande exigência, muito diferente do que estamos habituados”.
PRESENÇA ASSÍDUA NAS SUB-14 E SUB-16 DO GDAS
Carlota Rocha tem 13 anos e já pratica Basquetebol desde os sete, sempre no GDAS. Atualmente divide-se entre a equipa de Sub-14 e Sub-16 e garante que tem aprendido muito… “Já estou habituada a jogar em duas equipas. Este ano como a equipa de Sub-16 está na Taça Nacional estou a aprender imenso e a gostar muito da experiência. É uma experiência diferente, encontramos outras realidades, mas é assim que conseguimos evoluir”.
Para estar bem integrada nas duas equipas, Carlota Rocha faz questão de treinar com as Sub-14 e Sub-16… “consigo fazer dois treinos com cada equipa por semana”, garante.
Como chegaste ao Basquetebol? “Eu já tinha jogado futebol, mas acabei por sair e o meu primo começou a jogar Basquetebol. Eu ia com ele treinar e comecei a gostar. Decidi entrar e hoje é o que eu mais gosto de fazer”, disse a atleta do GDAS, que tem o sonho de “chegar a profissional”.
MELHORAR NOS TRIPLOS
“Desde que o Basquetebol entrou na minha vida, a minha maneira de ser mudou para melhor e eu gostava de continuar a evoluir e um dia chegar a ser profissional. Sei que isso requer muito trabalho e empenho, mas estou pronta para isso”.
Dentro de campo, Carlota Rocha gosta, sobretudo, de “lançar, de marcar pontos e também de distribuir o jogo”.
Ticha Penicheiro e Stephen Curry são os jogadores que tem como referência e tal como o jogador americano, Carlota Rocha aproveita todos os momentos para treinar os lançamentos ao cesto… “sempre que tenho disponibilidade, nas paragens do jogo, do treino, estou sempre a fazer lançamentos e a treinar os triplos, é algo que quero melhorar”.