BASQUETEBOL

Bruno Ferreira: “certamente seremos competitivos”

“Sinto que estamos preparados para aprender muito e, certamente, seremos competitivos em todos os jogos”, disse Bruno Ferreira, selecionador distrital de Sub-14 da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, sobre a participação da sua equipa na Festa do Basquetebol de Albufeira, que se realiza na próxima semana.

Bruno Ferreira garante que “temos bons praticantes, com vontade de se mostrarem e se afirmarem. Por isso venham daí os desafios”.

É importante para estes atletas estarem na Festa do Basquetebol e aí superarem-se? “Não vejo as coisas dessa forma… Eles sabem que irem em representação da Associação é fruto de um trabalho de anos. No desporto a questão sorte/azar é sobrevalorizada. Pouquíssimas coisas são consequência de sorte. Os recursos humanos, o trabalho e a forma como este é feito é determinante para o sucesso e insucesso”.

“Nas Festas serão obrigados a superarem-se constantemente e terem contato com realidades distintas. Uns conseguirão adaptar-se e sair da sua zona de conforto, outros, ou por não estarem mentalmente preparados para isso, têm mais dificuldades”.

“FESTAS SÃO DEMASIADO FOCADAS PELOS ADULTOS PARA A COMPETIÇÃO”

Bruno Ferreira considera que “as Festas do Basquetebol são demasiado focadas pelos adultos para a competição. Há que saber que tipo de objetivos são solicitados aos atletas” e adiantou que “enquanto selecionador de uma das Associações geograficamente mais pequena do país, sei perfeitamente que é diferente escolher 12 atletas entre 50 do escalão ou entre 500 nas associações maiores. Partindo deste princípio, mais importante do que ganhar Jogos, que muitas vezes são completamente desequilibrados, será ver a equipa a crescer coletivamente, melhorando as rotinas e reduzindo os erros tão próprios destas idades”.

“Se no final os nossos atletas forem capazes de decidir melhor, resolver obstáculos de outra forma ou simplesmente conhecerem outros pontos de vista, aí saberemos, enquanto treinadores, que fizemos um bom trabalho”, refere Bruno Ferreira.

Quanto à preparação para estas Festas do Basquetebol, Bruno Ferreira afirmou: “confesso que esta época houve uma enorme dificuldade em conseguir juntar atletas já que a competição só parou no ponto alto da pandemia. Também verificámos mais lesões do que era habitual, sendo isso muito fruto da longa paragem das competições”, mas “no trabalho realizado ficámos muito contentes com a evolução enquanto equipa. Notamos que foram crescendo imenso nos treinos enquanto coletivo”.

Como tem sentido os atletas? “Vários atletas têm irmãos mais velhos que participaram nas Festas anteriores e têm uma ideia, ainda que vaga do que vão passar. Claro que todos eles estão, realmente, muito entusiasmados e em contagem decrescente para algo que os vai marcar para sempre”.

CONVOCADOS

BC Limiense: Gonçalo Matos e Pedro Brito

CB Viana: André Martins, Afonso Carvalho e Eduardo Pereira.

Monção BC: António Azevedo, David Silva, Diogo Afonso, Lucas Pires, João Faial, Josué Lopes e Vasco Costa.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...