NATAÇÃO

Ana Rodrigues (ED Viana) brilha no ‘Nacional’ de Absolutos

Ana Rodrigues, da Escola Desportiva de Viana, foi a grande protagonista do terceiro dia dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Absolutos, que decorrem no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.

A nadadora do clube de Viana do Castelo conseguiu manter, por duas vezes, o recorde nacional dos 50m Bruços e fazer os mínimos para o Campeonato da Europa de Piscina Longa, que se realiza no mês de agosto, em Roma, Itália.

Ana Rodrigues, que se sagrou Campeã Nacional dos 50m Bruços, começou o dia a vencer as eliminatórias com a marca de 31.24, baixando um recorde que já lhe pertencia desde 2017 (31.35).

Depois do feito da manhã, a atleta do clube vianense entrou para a final motivada e conseguiu mesmo bater um novo máximo: 31.23 e confirmou os mínimos para o Campeonato da Europa.

RAFAEL RIBAS (ED VIANA): “DIA MUITO POSITIVO”

Rafael Ribas, treinador da ED Viana, salientou que “hoje o dia foi muito positivo. A Ana Rodrigues garantiu os mínimos para o Campeonato da Europa e conseguiu melhorar o seu tempo da sessão da manhã para a tarde. Conseguiu dois recordes nacionais no mesmo dia e o título de Campeã Nacional”.

Garantir os mínimos para o Europeu era o principal objetivo? “Sim, era o objetivo da época”, disse Rafael Ribas, que adiantou que “agora temos de refletir sobre qual será o nosso próximo objetivo, uma vez que se trata de voos maiores. Temos de refletir em conjunto”.

O treinador da ED Viana salienta ainda “a boa prestação da Maria Rita e do Filipe Laranjo, que se sagraram Vice-Campeões” e afirmou que “o dia não poderia ter corrido melhor”.

O que pode a ED Viana fazer no último dia destes Campeonatos Nacionais? “Temos os Juvenis a lutar por mais medalhas e a Ana vai lutar por um lugar nos três primeiros nos 50m Mariposa, embora seja uma prova secundária”.

TAMILA HOLUB E DANIELA LOPES VENCEM 400M LIVRES

Tamila Holub, do SC Braga, e Daniela Lopes, do GDN Famalicão, dominaram as provas dos 400m Livres.

A nadadora do SC Braga ganhou a prova de Absolutos com a marca de 4:14:23, deixando a fafense Diana Durães (Benfica) na segunda posição a mais de um segundo.

Já Daniela Lopes impôs na prova de Juniores, realizando o tempo de 5:13:75m, gastando menos cerca de três segundos que a segunda.

Dos restantes resultados de salientar o segundo lugar de Rafael Simões (SC Braga) nos 50m Bruços, enquanto Afonso Silva (Famalicão) foi segundo nos 200m Estilos.

Tomás Lopes, do Vitória SC, também subiu ao pódio ao terminar na terceira posição a prova dos 200m Livres.

Em termos coletivos, o SC Braga lidera a Estatística de Medalhas em Absolutos, com um total de sete títulos e oito medalhas.

O Vitória SC ocupa a sexta posição, com três medalhas e dois títulos, enquanto a ED Viana é sétima, dois títulos.

Em Juniores, o GDN Famalicão ocupa a sétima posição com cinco medalhas e um título.

LUÍS CAMEIRA (SC BRAGA): “UM DIA MUITO POSITIVO”

Luís Cameira, treinador do SC Braga, faz um balanço muito positivo do terceiro dia destes Campeonatos Nacionais: “foi mais um bom dia. Conquistamos três títulos e sete medalhas. Bateram-se 14 recordes pessoais e isso é muito importante”.

O SC Braga está também em destaque nas classificações coletivas… “Isso é muito importante para nós, mas essas contas só as fazemos no final”, disse aquele treinador.

Expetativas para o último dia dos Campeonatos Nacionais? “As expetativas são boas e vamos continuar a lutar pelos resultados”.

PEDRO FAIA (GDN FAMALICÃO): “FOI UMA JORNADA FANTÁSTICA”

Pedro Faia, treinador do GDN Famalicão, faz um balanço “super positivo deste terceiro dia de provas” e referiu que “os atletas de Famalicão estão de parabéns pelas prestações realizadas, na certeza de que valorizam a sua qualidade e o trabalho efetuado”.

O treinador do clube famalicense salientou que “hoje conquistamos o título de Campeão Nacional através do Rodrigo Pereira, da Mafalda Mesquita e da Daniela Lopes. Conseguimos ainda o título de Vice-Campeão aos 200 Estilos do Afonso Silva e da Estafeta 4x100m Estilos. Foi uma jornada fantástica para a Natação de Famalicão”.

A equipa está a cumprir os objetivos? “A equipa está a superar os objetivos do clube e está super motivada para dar continuidade aos sucessos. Que amanhã continue esta onda se sucesso”.

Quanto a objetivos para amanhã, Pedro Faia referiu que “continuamos com expectativas altas para terminar da melhor forma mais uns excelentes Campeonatos Nacionais”.

RESULTADOS

50m Bruços

Absolutos: 2.º Rafael Simões (SC Braga)

200m Estilos

Juniores: 2.º Afonso Silva (Famalicão)

200m Livres

Absolutos: 3.º Tomás Lopes (Vitória SC)

50m Bruços

Absolutos: 1.º Ana Rodrigues (EDV, recorde nacional e mínimos para o CE)

400m Estilos

Juniores: 1.º Daniela Lopes (Famalicão)

Absolutos: 1.º Tamila Holub (SC Braga)

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...