NATAÇÃO

Tamila Holub, José Paulo Lopes (SC Braga) e João Nogueira Costa (Vitória SC) Campeões Nacionais

Tamila Holub e José Paulo Lopes, nadadores do SC Braga, e João Nogueira Costa, do Vitória SC, sagraram-se Campeões Nacionais no primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Absolutos de Natação, que arrancaram hoje em Coimbra.

Tamila Holub venceu a prova dos 1500m Livres femininos com a marca de 16:28:19m, garantindo os mínimos para o Campeonato da Europa e reforçando os mínimos para o Campeonato do Mundo.

Diana Durães, nadadora de Fafe que alinha no Benfica, alcançou a segunda posição em Absolutos.

Em Juniores, Daniela Lopes, do GDN Famalicão, foi segunda, enquanto Carolina Peixoto (SC Braga) alcançou o terceiro lugar.

Em masculinos, José Paulo Lopes (SC Braga) foi o vencedor nos 1500m Livres, travando uma luta renhida com Diogo Cardoso (SCP).

João Nogueira Costa, do Vitória SC, impôs-se na prova dos 50m Costas, fazendo a marca de 25.51s.

O SC Braga termina o primeiro dia de prova na segunda posição na Estatística de Medalhas, com duas medalhas de ouro, enquanto o Vitória SC ocupa o lote dos quartos.

LUÍS CAMEIRA (SC BRAGA): “UM DIA MUITO POSITIVO”

“Foi, claramente, um dia muito positivo”, disse Luís Cameira, treinador do SC Braga, que lembrou que “saímos deste primeiro dia com quatro títulos de Campeão Nacional, sete medalhas e dois mínimos para as provas internacionais”.

Luís Cameira adiantou que “obtivemos ainda 15 recordes pessoais em 18 provas”.

Depois de um dia em alta, Luís Cameira referiu que “as expetativas para amanhã são as melhores, esperamos estar dentro da mesma linha”.

PEDRO FAIA (FAMALICÃO): “BALANÇO BASTANTE POSTIVO”

O GDN Famalicão subiu ao pódio em Juniores e termina o primeiro dia na nona posição da Estatística de Medalhas da categoria, ao que junta o segundo lugar em Juvenis A

Pedro Faia, coordenador técnico do GDN Famalicão, faz um balanço positivo do primeiro dia de provas…

“O balanço é bastante positivo. Saímos deste primeiro dia de provas com um título nacional aos 200 Mariposa obtido pelo Rodrigo Pereira, vários Vice-Campeões Nacionais, individuais e coletivos, e diversos recordes pessoais”, disse aquele treinador.

Pedro Faia referiu que “estes sucessos de hoje acrescentem maior motivação e ambição para a jornada de amanhã. Tudo faremos para obter mais conquistas. Que assim seja…”.

VÂNIA NEVES (VIANA NC): “COMEÇAMOS BEM ESTES CAMPEONATOS”

O Viana NC sai do primeiro dia destes Campeonatos Nacionais bastante satisfeita. A equipa conquistou um título de Campeão Nacional – por Rita Cunha no ‘Nacional’ de Longa Distância – e disputou duas finais A…

“Começamos bem estes campeonatos”, começou por afirmar Vânia Neves, treinadora do Viana NC, que salientou que “as nadadoras dos 200m Mariposa estiveram muito bem, com destaque para a Daniela Ligeiro que fez um excelente tempo na final. A Juvenil também esteve bem na prova de 100 livres embora estivéssemos à espera de um resultado melhor”.

Quanto à prova de Longa Distância… “os dois nadadores fizerem provas de um excelente nível técnico onde se destaca o título nacional da nadadora Rita Cunha”.

Vânia Neves afirmou ainda que “esperamos manter o nível no dia de amanhã”.

ED VIANA: “ATLETAS COM BOAS SENSAÇÕES”

A Escola Desportiva de Viana conclui o primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos com um título de Vice-Campeão Nacional, conquistado por Maria Rita Sousa, nos 200m Mariposa.

Rafael Ribas, treinador da ED Viana, garante que “hoje foi um dia de boas sensações para os atletas” e referiu que “o destaque do dia foi para a Maria Rita que se sagrou Vice-Campeã Nacional Juvenil A aos 200m Mariposa, mas os atletas alcançaram novos recordes pessoais”.

O treinador da ED Viana mostra-se confiante para o segundo dia de provas: “estamos todos muito motivados para as provas de amanhã”.

JOSÉ PELOTA (AD FAFE): “FOI UM BOM DIA”

A Associação Desportiva de Fafe apresenta-se nestes campeonatos com cinco nadadores e termina o primeiro dia de provas com duas subidas ao pódio.

Fernando Pelota, treinador da AD Fafe, considera que “este foi um bom dia. Em cinco provas conquistamos dois pódios e conseguimos bater quatro marcas pessoais”.

Quanto a expetativas para amanhã, Fernando Pelota afirmou que “as expetativas são boas, os atletas estão bastante concentrados, muito motivados e, por isso, acredito que possa ser um bom dia”.

RESULTADOS

1500m Livres

Absoluto: 1.º José Paulo Lopes (SC Braga)

50m Costas

Absolutos: 1.º João Nogueira Costa (Vitória SC)

Femininos

1500m Livres

Juniores: 2.º Daniela Lopes (GDN Famalicão); 3.º Carolina Peixoto (SC Braga)

Absolutos: Tamila Holub (SC Braga, com mínimos para o Campeonato Europa e Campeonato do Mundo): 2.º Diana Durães (Benfica

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS