O Viana NC aponta a pódios nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos e de Longa Distância, que arrancam esta quinta-feira e decorrem até domingo em Coimbra.
O conjunto orientado por Vânia Neves vai participar com três atletas no ‘Nacional’ de Longa distância, três no Campeonato de Juvenis e quatro em Juniores e Absolutos.
Quanto a objetivos, Vânia Neves referiu que “passam por lutar por posições de pódio no ‘Nacional’ de Longa Distância, tentar alguns pódios no Campeonato de Juvenis e obter, pelo menos, um pódio na competição de Juniores e Absolutos”.
Como sente a equipa para estes Campeonatos Nacionais? “Sinto que eles estão bem, muito melhor do que ‘Nacional’ do ano”, disse Vânia Neves, que adiantou que “o estágio que realizamos na Madeira melhorou a motivação deles, tirou-os da zona de conforto e obrigou-os a dar o salto. Os indicadores desde então são muito positivos, vamos ver como correm estes ‘Nacionais’”.
Quanto à junção dos vários Campeonatos Nacionais, Vânia Neves afirmou que “já é habitual juntarem os ‘Nacionais’ de Juvenis, Juniores e Absolutos e é algo positivo. A adição da Longa Distância vai obrigar os atletas a grande desgaste. Para os meus nadadores serviu como mais um ponto de motivação porque o que eles querem é competir, portanto, nesse aspeto acaba por funcionar bem”, mas “não deixa de ser exigente para eles. Por exemplo no primeiro dia de provas, tenho uma atleta, a Rita Cunha, que vai nadar os três mil metros e duas horas depois vai disputar os 200m Mariposa”.