A Associação Desportiva Juventude Vila Praia (ADJVP) acolheu dois meninos ucranianos, que vão integrar as equipas de Sub-11 e Sub-13 de hóquei em patins.
A equipa de Vila Praia de Âncora não hesitou em receber os dois meninos, que na Ucrânia jogavam Hóquei em Gelo, e já estão a trabalhar no clube há uns dias…
“A família de Maxim e do Yaroslav vieram viver para Viana do Castelo e ficaram instalados perto de uma pessoa que gosta de Hóquei em Patins”, começou por afirmar Nuno Pereira, coordenador técnico da ADJ Vila Praia, que acrescentou: “palavra puxa palavra e proporcionou-se a hipótese de eles virem para o clube e nós não hesitamos e recebemos os dois meninos de braços abertos”.
Como tem sido a adaptação deles? “Tem corrido bem e os nossos atletas têm um carácter solidário enorme e receberam-nos muito bem”, referiu aquele responsável, que adiantou: “eles, de pronto, conseguiram alimentos, roupas e coisas essenciais para a família do Maxim e do Yaroslav, que é bastante numerosa”.
Quanto à comunicação entre os atletas, Nuno Pereira referiu que “nós interagimos com eles através de novas tecnologias (Google tradutor). Em pista, os atletas acabam por se irem entendendo através de gestos e pequenas palavras em inglês”.
Eles estão a gostar da experiência? “Estão a adorar, embora estejam ainda a adaptar-se às diferenças entre o Hóquei em Gelo e o Hóquei em Patins”, afirmou Nuno Pereira, para quem “só o facto de estarem em paz e de se puderem divertir é gratificante para os meninos… e para nós que os recebemos também”.