VOLEIBOL

Maria João Castro (Vitória SC ): “equipa tem progredido bastante”

“O objetivo nunca foi ganhar campeonatos ou somar títulos, mas antes prepará-los para o futuro. Ensinar-lhes a técnica e incutir-lhes o espírito do Voleibol e de equipa”, foi assim que Maria João Castro, treinadora dos Infantis masculinos do Vitória SC, começou por aborda a época.

O Vitória SC avançou, este ano, com o escalão de Infantis masculinos, equipa que disputa agora o Campeonato Nacional de Infantis. O arranque não foi fácil, mas o crescimento da equipa é notório e o balanço do trabalho é mais que positivo…

“A maior parte deste grupo começou no Voleibol comigo este ano. Apenas três ou quatro atletas vêm do Mini Voleibol. A maior parte começou a pegar em bola sem setembro ou outubro e, a verdade, é que têm progredido bastante”, referiu a treinadora do Vitória SC, que garantiu que o importante nesta fase “é prepará-los, é ensinar-lhes bastante técnica e tudo o que envolve o Voleibol”.

 

“O FOCO VAI PARA A PARTE TÉCNICA DO VOLEIBOL”

 

O Vitória SC estreou-se, recentemente, no Campeonato Nacional e logo com uma vitória, por 3-1, frente ao Esmoriz… “Ganhar é sempre bom, dá mais ânimo aos atletas para trabalharem e aprenderem”, mas “o nosso foco, nesta fase, vai para a parte técnica do Voleibol. Como são Infantis, e porque a maior parte dos atletas está a começar, o importante é transmitir-lhes que o Voleibol não é apenas o jogo e ganhar ou perder, mas toda a mensagem que engloba: a responsabilidade, o compromisso e a dedicação. É preciso transmitir-lhes o espírito de equipa, pois eles nunca tinham estado em grupo…Enfim, tudo o que envolve a modalidade”.

Maria João Castro salientou que “os resultados positivos são importantes e dão à equipa uma maior disponibilidade para aprender. Mas nós vivemos cada passinho como uma vitória….” e lembrou “a felicidade deles quando ganharam o primeiro jogo na primeira fase. Ganharam um ânimo enorme e só viam as vitórias”.

 

“CATIVAR MENINOS PARA O VOLEIBOL: “NÃO É UMA TAREFA MUITO FÁCIL, MAS É MUITO GRATIFICANTE”

 

Como é cativar os meninos para o Voleibol? “Não é uma tarefa muito fácil, mas é muito gratificante. É a primeira vez que estou a treinar uma equipa masculina e tem sido uma caminhada incrível”, disse Maria João Castro, que adiantou que “ainda é muito difícil captar meninos para o Voleibol. No início da época tinha seis atletas e para formar a equipa tinha de ter pelo menos nove. Fomos incentivando os meninos a trazer um amigo para experimentar e eles acabaram por ficar”.

“Hoje temos um grupo interessado em aprender, em evoluir e vamos mostrando que o Voleibol masculino também é forte e está em grande progresso. Mostramos que o desporto masculino não se resume apenas ao Futebol e ao Basquetebol”.

O facto do Vitória SC ter chegado à Final Four incentivou ainda mais os miúdos? “Foi muito importante. Nós não fomos ver o jogo porque tivemos o nosso jogo. Mas foi uma forma de motivá-los, de lhes mostrar, que tudo é possível, que passinho a passinho conseguimos chegar às finais”.

O Vitória SC goza esta semana a sua folga no Campeonato Nacional e Maria João Castro tem aproveitando para “trabalhar mais a técnica e para retificar o que não correu tão bem no último jogo”.

 

RESULTADOS

Infantis

2.ª jornada

Esmoriz – Ala Gondomar, 2-3

VC Viana – CD Póvoa, 0-3 (21-25; 14-25; 19-25)

3.ª jornada

Ala Gondomar – Vitória SC, 3-0 (25-13; 25-7; 25-10)

Iniciados

Vilacondense – AA Espinho, 0-3

VC Viana – AAS Mamede, 3-0 (25-21; 25-16; 25-21)

Juniores A

Esmoriz – Castêlo Maia, 3-0

Ala Gondomar – CA Madalena, 3-2

Leixões – SC Espinho, 3-0

AA Espinho – VC Viana, 3-1, (28-26; 21-25; 25-22; 25-22).

 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...