A Associação de Ciclismo do Minho reúne-se, no próximo dia 25 de março, em Assembleia-Geral Extraordinária. A reunião foi pedida pelos clubes e visa reverter a deliberação de 21 de janeiro de 2022 relativa aos atletas que pontuam para os diversos Campeonatos do Minho, adotando o modelo preconizado pela Direção e anteriormente aplicado.
Há mais de uma década, no âmbito de uma estratégia de desenvolvimento do Ciclismo na região do Minho, a Associação de Ciclismo do Minho desenvolveu um modelo de competição alicerçado em Campeonatos do Minho das diversas vertentes, abertos à participação de todos os atletas, independentemente do local de naturalidade, residência ou filiação.
Este sistema competitivo contribuiu não apenas para o crescimento da Associação de Ciclismo do Minho, mas, sobretudo, para a melhoria e consolidação dos calendários desportivos das diversas vertentes.
De referir que no passado dia 21 de janeiro, a Assembleia-Geral propôs e aprovou uma alteração aos regulamentos aprovados pela Direção, passando a estar condicionada aos atletas filiados na ACM a pontuação para os Campeonatos do Minho.
A alteração não corresponde, no entanto, aos anseios dos atletas e equipas e reduz drasticamente o número de praticantes, com claro prejuízo do ponto de vista desportivo/competitivo e de viabilidade das provas, porquanto os parceiros de organização têm a legitima expectativa em termos de participantes.