Tiago Machado, ciclista de Famalicão que alinha na Rádio Popular/Paredes/Boavista, esteve hoje em grande destaque na segunda etapa da Volta ao Alentejo, a mais longa da competição, com 187,7 quilómetros que ligou Beja a Portel.
O ciclista famalicense fez segundo lugar, com o mesmo tempo do vencedor, o basco Xabier Miker Azparren (Euskaltel-Euskadi). Os dois ciclistas atacaram a cerca de 20 quilómetros da meta e pedalaram lado a lado, decidindo ao sprint a vitória na etapa.
Com o resultado desta segunda etapa, Tiago Machado ascendeu ao terceiro lugar na Classificação Geral, estando a seis segundos de Xabier Miker Azparren, que é agora o novo Camisola Amarela.
Tiago Machado ocupa ainda a quinta posição na Geral de Pontos, com um total de 20 pontos.
“HOJE O DIA CORREU BEM…”
Tiago Machado considera que “hoje o dia correu bem” e confessa que “não era, de todo, o plano que tínhamos à partida. Temos o Daniel que está num bom momento e dá garantias, porque já ganhou. O nosso principal objetivo era tentar fazer a corrida para ele”.
Mas o Ciclismo é feito de momentos e decisões e hoje foi Tiago Machado quem teve o papel de seguir o grupo da frente: “foi-me dito para seguir os ciclistas da frente, para não puxar tanto quanto eles, mas para os tentar acompanhar. A partir daí correu bem, ficamos dois na fuga e conseguimos ter uma certa vantagem para o pelotão”.
Afirmando que que “a partir da vantagem, foi tentar chegar o mais à frente possível”, Tiago Machado salientou que “o vencedor de etapa ia mais forte do que eu e mereceu ganhar”.
O ciclista famalicense sente-se satisfeito com o trabalho realizado hoje, com a classificação e “com as sensações que este dia me proporcionaram”, mas lembra que “o objetivo é colocar o Daniel na frente e ele não está arredado na luta. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho”.
Tiago Machado, que tem dado nas vistas neste início de época, diz sentir-se bem… “quando se faz segundo numa etapa, tem de se estar bem obrigatoriamente. O trabalho está a ser feito da mesma forma que nos anos anteriores, mas se calhar este ano estou melhor. Este ano inclui o Ciclocrosse na preparação, mas o resto poucas mudanças fiz” e acrescentou que “comecei bem a temporada, há muito tempo que não tinha estes dias, que eram tão frequentes na minha carreira. Fico satisfeito por isso, pois se já não consigo ter os dias que tinha, que pelo menos tenha alguns dias assim ao longo do ano…”.
“O QUE MAIS ME SATISFAZ É VER A NOSSA EQUIPA UNIDA”
Tiago Machado sente-se satisfeito com o início de época, mas garante que “o que mais me satisfaz é ver que a nossa equipa está muito unida e trabalha toda num mesmo sentido. Ainda estamos no início da época, há pequenas arestas a limar, mas estamos no bom caminho. E isso deixa-me satisfeito”.
O ciclista famalicense salientou que “nesta equipa todos temos os nossos dias. Hoje foi para mim, amanhã é para outro. O mais importante e o melhor que temos é ver que estamos unidos, já conseguimos uma vitória e trabalhamos todos no mesmo sentido”.
Quanto à etapa de amanhã, Tiago Machado não tem dúvidas… “é mais um dia em que se prevê uma chegada ao sprint. Vamos trabalhar para que o Daniel chegue nas melhores condições” e salientou que “vamos tentar fazer como hoje, tentar ir o mais à frente possível para podermos estar na discussão”.
PEDRO MIGUEL LOPES EM FUGA
Em destaque na etapa de hoje esteve ainda Pedro Miguel Lopes (Rádio Popular). O vimaranense em conjunto com Iker Ballarin (Euskaltel-Euskadi), encetou uma fuga que chegou a ter mais de dois minutos de vantagem para o pelotão. O duo foi alcançado a cerca de 70 quilómetros para a meta, mas conquistou as bonificações nas Metas Volantes de Mourão e de Reguengos de Monsaraz. Pedro Miguel Lopes acabou por cortar a meta no 101.º lugar a 1.34m do vencedor.
João Matias (Tavfer/Mortágua/Ovos Matinados) repetiu a quarta posição de ontem, cortando a meta sete segundos depois do duo da frente. Matias ocupa o 13.º lugar da Classificação Geral, a 19s do Camisola Amarela, sendo quarto na Geral por Pontos.
Daniel Freitas (Rádio Popular) foi sexto e mantém em aberta a luta pela vitória na prova, pois ocupa a 14.ª posição a 19s do primeiro classificado.
Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) fez 23.º lugar, incluído do primeiro pelotão, enquanto César Fonte (Kelly/Simoldes/UDO) foi 26.º e Iúri Leitão (Caja Rural) cortou a meta no 27.º lugar. O barcelense José Gonçalves (W52/FC Porto) foi 33.º, Hélder Gonçalves (Kelly) 58.º, João Benta (EFAPEL Cycling) 63.º e José Mendes (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) foi 78.º.
Esta sexta-feira disputa-se a terceira etapa, que liga Elvas a Ponte de Sor, ao longo de 179,3 quilómetros, que conta com três Metas Volantes bonificadas e um Prémio de Montanha de quarta categoria.