O Pavilhão EB 2,3 das Caldas de Vizela encheu-se de cor e animação na manhã de sábado durante a Concentração de Sub-10 de Basquetebol do FC Vizela.
Em campo estiveram cerca de 60 jovens atletas, com menos de 10 anos, em representação de cinco equipas – FC Vizela, Maria Fonte, GDAS, Ribeirão e Famalicense, que fizeram questão de mostrar os seus dotes na modalidade.
DIOGO BATISTA: “FOI UMA MANHÃ MUITO ANIMADA”
Diogo Batista, um dos coordenadores do FC Vizela, referiu que “foi uma manhã muito animada”, com os atletas “a mostrarem uma grande vontade de jogar Basquetebol, de meterem a bola no cesto e divertiram-se imenso, apoiaram os colegas, fizeram amizades”.
O FC Vizela, que avançou com o Basquetebol há muito pouco tempo, conta com um grupo de cerca de 20 atletas no Minibasquete. Diogo Batista refere que “neste momento, estamos com uma boa dor de cabeça. Começamos a ter de escolher quem vai ou não a jogo. Felizmente temos tido uma boa adesão e o Basquetebol vai ganhando o seu espaço em Vizela”.
“ELES GOSTAM DE APRENDER”
Para além do aumento de atletas, Diogo Batista salientou ainda a evolução que os atletas vão tendo… “Nestas idades a evolução é mais rápida. Eles gostam de aprender e estão numa fase em que a aprendizagem é mais fácil, quer em termos de coordenação, motora. Vê-se a evolução deles de treino para treino e nas concentrações então o salto é maior”.
“CONCENTRAÇÕES SÃO ESSENCIAIS”
Estas Concentrações são importantes para estes escalões? “São essenciais para eles porem em prova o que treinam. Nestas concentrações os resultados são o menos importante. O que, realmente, é importante é que eles joguem, que eles conheçam outros meninos e meninas, que encontrem outras realidades”,
A equipa de Sub-10 de Minibasquete do FC Vizela é orientada por Pedro Magalhães.