João Cruz, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, subiu ao pódio no 8.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1, pontuável para a Taça de Portugal e Campeonato do Minho de BTT XCO.
O ciclista de Viana do Castelo, que se estreia na categoria de Sub-23, fez terceiro lugar em Melgaço, atrás do espanhol Alberto Barroso e do francês Clement Izquierdo.
Na classificação geral, João Cruz, que realizou em Melgaço a sua terceira prova internacional da época, foi 12.º classificado, com o tempo de 1:31:18h, numa prova ganha pelo austríaco Maximilian Foild, que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na prova de Sub-23 de realçar ainda o sétimo lugar de Rui Rêgo, do MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião. O vianense Henrique Martins (Guilhabreu BTT) foi oitavão classificado, enquanto o famalicense José Simões (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) terminou na nona posição. Carlos Viana, da Casa Myzé Team, foi 12.º classificado.
JOÃO CRUZ: “ESTOU A PREPARAR-ME PARA FAZER MAIS E MELHOR”
João Cruz sai de Melgaço satisfeito com o trabalho realizado, que lhe permitiu subir ao pódio em Sub-23 e ficar no top15 de Elites, numa prova que contou com bastantes atletas estrangeiros.
“Foi uma corrida com um nível elevado, com atletas de renome e eu só tenho de estar contente com a corrida que fiz, tanto em Sub-23, em que consegui chegar ao pódio, como em Elites”.
Afirmando que “estou contente com as sensações”, João Cruz salientou que “estou a preparar-me para fazer mais e melhor. Aos poucos vou subindo de patamar em patamar para chegar ao topo”.
João Cruz, que está no seu primeiro ano de Sub-23, realizou em Melgaço a terceira prova internacional do ano e alcançou a sua melhor classificação do ano…“já estou a começar a adaptar-me à categoria e ao ritmo. Cada vez me sinto melhor nas corridas e é sempre para melhorar”.
Nota-se muito a diferença entre as categorias de Juniores e Sub-23? “É bastante diferente. São mais duas voltas, mais meia hora de corrida e meia hora parece que não, mas é muito tempo. O ritmo então não tem nada a ver. Aqui encontramos atletas que vivem disto, de grande respeito e um nível elevadíssimo. Técnica e fisicamente são os melhores”, disse João Cruz.
FOCADO NOS JOGOS OLÍMPICOS
O ciclista de Viana do Castelo garante que “estou preparado para ter um ano difícil, não só de corridas, mas também de treinos”, até porque “tenho a ambição de fazer um top5 na Taça de Portugal em Elites, por isso, espera-me um caminho longo e duro”.
João Cruz entra em 2022 com um grande objetivo: “preparar-me para tentar chegar aos Jogos Olímpicos. Esse é, sem dúvida, um objetivo e estou a trabalhar para isso”.
Para o ciclista de Viana do Castelo subir a Sub-23 este ano acabou por ser positivo: “porque me dá tempo para me preparar e ainda mais porque este ano há bastantes corridas internacionais e que me vão ajudar bastante para ganhar pontos, nível e experiência, que faz toda a diferença nas corridas”.
Fotos: Marcelo Lopes