O Grupo Desportivo André Soares recebe sábado, pelas 14.45 h, o CD Tondela, em jogo da segunda jornada da Zona Norte A da Taça Nacional de Sub-16 femininos de Basquetebol.
Esta é mais uma data histórica para a equipa de Jorge Ramôa, que há dois anos dava os primeiros passos na competição, e que este ano chegou à Taça Nacional…
“Este conjunto já fez um brilharete este ano. Estão de parabéns, que gozem bem o que conseguiram e desfrutem dos momentos que estamos a viver”, disse o treinador da equipa de Sub-16 do GDAS.
“RITMO E NÍVEL DIFERENTE DO NOSSO”
Para Jorge Ramôa “a Taça Nacional tem um ritmo e um nível muito diferente do nosso. Esta equipa tem miúdas que nunca tinham competido. Começaram a jogar Basquetebol quando fomos todos obrigados a parar. Este é o primeiro ano de competição para algumas destas atletas. Para outras é o primeiro ano em que conseguem ter uma competição do princípio ao fim”.
A diferença de ritmo e de nível viu-se no primeiro jogo… “o nível das equipas com quem vamos jogar é muito elevado. Vimos isso no jogo da estreia, a equipa adversária foi superior e nós entramos muito nervosos, porque era o primeiro jogo na Taça Nacional, o que acabou por aumentar ainda mais a diferença das duas equipas”, disse Jorge Ramôa, que salientou que “são estes os momentos que queremos viver e usufruir. É com esse objetivo com que entramos nesta fase. Não temos, claramente, um objetivo de resultados, mas antes um objetivo qualitativo. Vamos aproveitar para crescer e evoluir”.
Apesar da diferença, Jorge Ramôa salientou que “esta equipa não gosta de perder e vai entrar em campo sempre com o objetivo de dar o seu melhor e vamos, com certeza, estar na luta pela vitória em alguns jogos”.
“MOMENTO DE EVOLUÇÃO”
Para o treinador do GDAS este “é um momento de evolução e temos de o aproveitar ao máximo, como o temos feito ao longo do tempo” e lembrou que “há dois anos esta equipa estava a fazer o seu primeiro jogo, perderam por qualquer coisa a dois… e esses dois pontos foram marcados no último minuto. Nessa altura fizemos uma festa enorme ao apontar esses pontos. Passados dois anos está numa competição nacional. Temos de ir fase a fase, com muito trabalho, muito empenho e resiliência”.
Quanto às derrotas “também fazem parte da fase evolutiva… o que não quer dizer que não tenhamos a intenção de ganhar um ou outro jogo”.
O jogo com o CD Tondela pode ser um desses jogos? “O Tondela é, efetivamente, um dos adversários com um nível mais próximo do nosso. As equipas do Porto e Aveiro são mais complicadas. Para sábado esperamos estar bem e vamos, com certeza, ser mais competitivos”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sábado
Sub-19
Taça Nacional
16.30h: BC Vila Real – Vitória SC
18.45h: CD Póvoa – BC Limiense
Sub-16
Taça Nacional
14.45h: GDAS – CD Tondela
18.30h: Diogo Cão – BC Limiense
17h: FC Vizela – CB Viana
Sub-14
Campeonato Nacional
14.30h: Ovarense – Vitória SC
Domingo
Sub-19
Campeonato Nacional
18.30h: SC Coimbrões – Maria Fonte
Taça Nacional
18h: UAA Aroso – SC Braga
Sub-16
CN, 16.30h: Sporting Figueirense – Maria Fonte
TN, 15.30h: ATC – Olivais FC
Sub-14
Campeonato Nacional
11.30h: BC Barcelos – Galitos
11.30h: Guifões – SC Braga