O CB Viana conquistou, esta manhã, o título de Campeão Distrital de Sub-14 femininos da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo.
No segundo e decisivo jogo, a equipa de Nélson Costa recebeu e bateu o Barca BC, por 90-21. No primeiro jogo, realizado em Ponte Barca, o CB Viana já tinha vencido por 32-96.
NÉLSON COSTA: “RESULTADO DO TRABALHO QUE A EQUIPA TEM FEITO”
“Este é o resultado do trabalho que a equipa tem vindo a fazer”, disse Nélson Costa, treinador do CB Viana, que destacou que “este grupo de meninas começou connosco no Minibasquete e apesar dos tempos difíceis porque passamos trabalham arduamente e empenham-se para serem cada vez melhores”.
Nélson Costa lembra que “mesmo nos tempos de confinamento nunca deixaram de trabalhar, faziam-no em casa, treinávamos por zoom”, por isso “temos aqui um grupo unido e fortemente empenhado em crescer no Basquetebol”.
“UM TÍTULO ESPERADO”
O treinador do CB Viana confessa que “este já era um título esperado” e explica que “olhando para os resultados que fomos obtendo no Campeonato Regional, em que já tínhamos ganho a esta equipa, acreditávamos que podíamos vencer o título distrital e confirmamos isso mesmo nestes dois jogos”.
Chegar a esta título não foi, no entanto, tarefa fácil. A pandemia levou a que clube e atletas tomassem muitas precauções… “ao princípio os treinos eram, praticamente, individuais. Cada atleta no seu canto, a fazer os seus exercícios. Desde que abriram os treinos, as coisas mudaram e a quase totalidade do grupo começou a comparecer”, disse aquele técnico, que salienta que “ainda hoje algumas meninas têm receio e treinam e jogam com máscara e nós respeitamos isso”.
CB VIANA NO INTERASSOCIAÇÕES
Agora, o CB Viana vai participar no Interassociações, onde vai encontrar equipas de Braga, Porto e Vila Real… “é um novo desafio. Não conhecemos os adversários, não sabemos como se encontram porque nos últimos anos não houve competição”, mas, salienta Nélson Costa, “vai ser muito positivo para esta equipa sair da sua zona de conforto, ir à luta e adaptar-se a outro nível de Basquetebol. É com estes desafios que elas evoluem”.