“Para já só peço o melhor delas em cada jogo. Sei que a subida poderá ser muito difícil, mas depende muito do que elas fizerem e lutarem em cada jogo”, disse Tânia Gomes, treinadora da Seleção Distrital de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga, que deu por encerrado esta tarde o Estágio de Natal.
A equipa da ABB trabalhou no Pavilhão Escola André Soares nas últimas duas semanas sob as ordens de Tânia Gomes e Ricardo Nascimento e mostrou toda a sua vontade de seguir para a Festa do Basquetebol em Albufeira…
“ESTÁGIO CORREU BEM…SEMPRE COM MUITO FOCO E EMPENHO”
“O estágio correu bem, as atletas entregaram-se bastante aos treinos, sempre com muito foco e empenho”, começou por afirmar Tânia Gomes, que salientou que “este ano, temos uma equipa muito heterogénea. Temos atletas com alguns anos de Basquetebol e que sabem o que, realmente, estão a fazer e depois temos atletas que têm pouco tempo na modalidade e muito do que estamos a introduzir é novidade para elas”.
O que aproveitaram para fazer durante estas duas semanas? “Na primeira semana o objetivo foi dar-lhes o básico e adaptá-las ao jogo que queremos jogar. Nesta segunda semana transmitimos-lhe o máximo de informação para começarem a assimilar e para no próximo estágio já estarem familiarizadas com as coisas”.
Tânia Gomes considera que as atletas mais ‘velhas’ adaptaram-se bem ao estágio… “não notei muita dificuldade porque o que lhes peço já fazem nos clubes”, mas “as mais novas estiveram a apreender tudo de raiz, foi necessário parar e explicar tudo de forma mais pormenorizado”.
Apesar dos obstáculos… “acho que tanto elas como eu nos adaptamos bem e conseguimos ultrapassar as dificuldades que foram aparecendo”.
TRABALHAR COM 15 ATLETAS
Já tem uma ideia da equipa que pode seguir para a Festa do Basquetebol? “Estamos a treinar com 15 atletas e só têm de sair três… mas já temos uma ideia da equipa final”, disse Tânia Gomes, que salientou que “quero levar estas 15 atletas até ao final para o bem delas e da equipa. A elas só faz bem treinaram com as melhores e à equipa dá mais competitividade”.
Quanto a objetivos, a selecionadora regional não tem dúvidas… “para já só peço o melhor delas em casa jogo” e referiu que “como o nosso nível baixou, devido a tudo o que se passou no último ano e meio, acredito que nas outras associações o nível também tenha baixado. Sei que a subida poderá ser muito difícil, mas claro que tudo depende do que elas fizerem e lutarem em cada jogo”.
CONVOCADAS
Para este estágio forma convocadas 20 atletas, mas apenas 15 terminaram a fase de preparação. As convocadas são:
Ribeirão FC: Leonor Azevedo, Mariana Paiva
Famabasket: Ana Moura, Beatriz Silva
FC Vizela: Alexandra Teixeira, Diana Teixeira, Isabel Azevedo
GDAS: Mafalda Almeida, Joana Rocha
Maria Fonte: Rita Costa, Luana Ferreira, Juliana Gonçalves, Milena Gonçalves
BC Barcelos: Margarida Silva, Margarida Matos
SC Braga: Francisca Carvalho, Mafalda Amorim
Vitória SC – Carolina Vaz Vivas, Inês Ribeiro Gonçalves, Maria Miguel
Selecionadores: Tânia Gomes e Ricardo Nascimento