“Temos muito trabalho pela frente”, foi assim que Rita Sanches, selecionadora distrital das Sub-14 femininas da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, começou por abordar o Estágio de Natal da Seleção da AB Viana do Castelo.
A Seleção Distrital de Sub-14 femininos realizou quatro treinos naquela que deveria ser a primeira semana do Estágio do Natal, entretanto, cancelado pela Associação de Basquetebol de Viana do Castelo devido às restrições impostas pelo governo e ao aumento dos casos de contágio do Covid-19.
Da primeira semana de trabalhos, Rita Sanches tirou uma ilação: “falta Basquetebol a estas miúdas”.
“Nós já tínhamos feito dois treinos em Ponte da Barca e reduzimos o grupo para 15 atletas. Nota-se, essencialmente, falta de Basquetebol. É um grupo – as Sub-14 – que acaba por sofrer bastante com o que se passou nestes últimos anos, a falta de trabalho, de formação”, disse Rita Sanches, que referiu que “ainda por cima estamos a falar do escalão feminino, em que o nível competitivo é reduzido porque há poucas equipas e algumas atletas acabam mesmo por estar a jogar fora do seu escalão”.
Foi fácil adaptar as atletas aos trabalhos que pretendia? “Eu e o Nuno Silva (adjunto) já estivemos no lugar delas, como jogadores, o que facilita alguns processos de aprendizagem e transmissão de ideias”, referiu a treinadora.
“ELAS ESTAVAM ALI COM VONTADE DE APRENDER, DE EVOLUIR”
Como sentiu as atletas? “Senti que elas estavam ali com vontade de aprender, de evoluir. Aproveitaram cada momento para aprenderem e para tirarem dúvidas. Querem mesmo crescer no Basquetebol”, referiu aquela treinadora, que salientou que “infelizmente não podemos dar continuidade ao trabalho. A equipa precisava de muito treino que não vai ter”.
Rita Sanches referiu que “queremos ter mais treinos, trabalhar mais, mas estamos a ver as coisas complicadas. O tempo das férias do Carnaval e da Páscoa foi reduzido e para treinar fora desse período teremos de conciliar todos os jogos das equipas femininas e das equipas dos treinadores”.
Rita Sanches tem estado ao serviço do Monção BC sempre no masculina e treinar a Seleção feminina foi uma adaptação… “é a primeira vez que estrou a treinar uma equipa feminina. Na minha estreia como treinadora tinha dado uma ajuda, mas apenas no acompanhamento da equipa. Sinto uma grande diferença… os rapazes são mais competitivos, mais agressivos e até a forma de falar com elas é diferente”.
CONVOCADAS
No Estágio de Natal de Sub-14 femininos participaram as seguintes atletas:
Maria Alves, Maria Pereira, Mariana Tani, Matilde Fernandes e Raquel Fernandes (Barca BC);
Iara Vieira (BC Limiense);
Beatriz Pereira, Lara Ribeiro, Leonor Brito, Liana Parente, Luísa Morais e Natália Martins (CB Viana),
Beatriz Pinto, Maria Silva e Sara Silva (CP Lanheses).