“Os trabalhos com a Seleção Distrital estão a correr bem”, disse Miguel Matos, selecionador distrital de Sub-16 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga, no final da primeira semana do Estágio de Natal, que decorre no Pavilhão da EB2,3 Vizela.
Miguel Matos salientou que “neste momento estamos ainda em fase de observação de vários atletas”, mas “sentimos da parte dos jogadores um grande entusiasmo por podermos estar outra vez a fazer este tipo de trabalho”.
Miguel Matos, que conta com a colaboração de Orlando Postiga na Seleção de Sub-16, tem à sua disposição um grupo de 18 atletas, mas garante que a equipa não está fechada…
“Temos uma ideia do que será a ‘espinha dorsal’ da equipa, mas, neste momento, ainda estamos em fase de observações, por isso, o grupo ainda não está fechado”, disse Miguel Matos, que salientou que “quero dizer que há jogadores que ainda podem vir a entrar, como jogadores que podem vir a sair, não querendo dizer com isto que estarão de fora duma próxima chamada… Queremos que percebam é que estaremos atentos ao trabalho que continuarão a fazer nos clubes”.
TREINOS REGRESSAM NA SEGUNDA-FEIRA
A Seleção regressa aos trabalhos na segunda-feira, para mais uma semana de treinos bi-diários, em que os selecionadores vão “continuar a falar de aspetos básicos e fundamentais no que diz respeito aos processos defensivos e ofensivos”.
Sente-se na Seleção os atrasos provocados pela pandemia? “Claramente que todos passamos tempos difíceis e quem está no desporto, principalmente a formação, teve grandes dificuldades em continuar no seu processo de crescimento dito normal”, mas “no geral acho que todos conseguiram de uma forma ou de outra atenuar esses constrangimentos”.
Por aquilo que tem observado nestes treinos, até onde pode chegar a Seleção de Sub-16? “Para já ainda é cedo para podermos pensar no que poderemos fazer ou não. Sabemos onde estamos e para onde e como queremos ir”, referiu Miguel Matos, que adiantou que “o que sabemos é que todos nós iremos trabalhar arduamente para podermos representar a nossa associação da melhor maneira possível. Na nossa mente está a possibilidade de chegarmos à I Divisão e é com essa ambição que partimos para os trabalhos. Agora para isso é preciso trabalhar muito porque também sabemos das dificuldades que iremos encontrar”.
CONVOCADOS
O SC Braga é o clube que mais atletas cede à Seleção Distrital de Sub-16 neste Estágio do Natal, oito no total. O BC Barcelos viu três atletas convocados, enquanto que o GDAS cede José Franco e Enzo Dias.
Os jogadores convocados são:
GDAS – José Franco e Enzo Dias
BC Barcelos: Afonso Anjo, Bruno Dias e Miguel Leite.
SC Braga: Adriano Ferreira, Gustavo File, João Almeida, Pedro Lopes, Matteo Murari, Tiago Santos, Arthur Gomes e Ricardo Pinheiro.
Ribeirão FC: Miguel Fernandes
FAC: Luís Oliveira
FC Vizela: Gonçalo Coelho
Vitória SC: André Almeida e João Mendes.