NATAÇÃO

GDN Famalicão domina Torneio Zonal, SC Braga no top3

O GDN Famalicão dominou o Torneio Zonal de Juvenis, Zona Norte, que se realizou nos últimos três dias na Piscina Municipal de Ponte da Barca. A equipa de Pedro Faia termina o Zonal com 17 títulos conquistados e 28 medalhas.

Na última sessão, realizada esta tarde, o GDN Famalicão arrecadou mais quatro títulos de Campeão Zonal através de Rodrigo Pereira, Tiago Costa, Francisco Silva e Mafalda Mesquita.

Rui Santos foi o atleta mais pontuado em Juvenis A, ao totalizar 602 pontos na prova dos 800m Livres. Rodrigo Pereira fez terceiro lugar, atrás de Milan Jevic (SC Braga).

Em Juvenis A femininos de realçar o segundo lugar de Mafalda Mesquita, que somou 605 pontos.

PEDRO FAIA: “ESTOU MUITO GRATO E ORGULHO DE TODOS OS ATLETAS”

Pedro Faia sai de Ponte da Barca bastante satisfeito com os resultados obtidos e pelo desempenho da equipa…, pois “lideramos o medalheiro por larga margem, com 17 títulos e 28 medalhas, o que valoriza a prestação e qualidade dos nadadores de Famalicão”

“Após cinco sessões repletas de muito compromisso em materializar o trabalho realizado dia-a-dia em resultados de excelência, estou muito grato e orgulhoso de todos os meus atletas. Eles foram fantásticos na competência que demonstram e muito ambiciosos em todas as provas disputadas”, disse o coordenador técnico do GDN Famalicão.

Pedro Faia salientou que “alcançar um tão vasto leque de Campeões do Zonal Norte, com 17 campeões, seis Vice-Campeões e cinco medalhas de bronze, só está ao alcance de atletas muito comprometidos, talentosos, ambiciosos e muito competentes, que viram valorizado o trabalho que desenvolveram”.

Para Pedro Faia “estes são atletas jovens, que fazem parte integrante do processo sistemático com vista ao alto rendimento desportivo, pelo que estes campeonatos não foram nenhuma meta, mas sim uma etapa que nos dá mais responsabilidade, mas ao mesmo tempo a confiança necessária para acreditar que estes nadadores são o futuro da natação de Famalicão” e adiantou que “estes nadadores elevaram a fasquia, colocaram-se num patamar superior que desejamos ter a capacidade de os potenciar no futuro próximo e em conjunto alcançarmos muitos sucessos nos próximos Campeonatos Nacionais. Estes sucessos permitem elevar o nível de treino e acreditarem no processo que estão a desenvolver para alcançarem os objetivos que se propõem”.

O treinador do GDN Famalicão considera que “este foi uma excelente aprendizagem para o futuro, para continuarmos o nosso caminho, de forma sustentada, em conjunto e com muita ambição. Parabéns a TODOS os nossos atletas, à sua marca, e juntos vamos já a partir de amanhã virar o foco para os Campeonatos Nacionais a disputar em Coimbra no mês de março. Ser FAMA é isto. Juntos venceremos”.

SC BRAGA TERCEIRO NA ESTATÍSTICA DE MEDALHAS

O SC Braga termina o Torneio Zonal na terceira posição da Estatística de Medalhas. A equipa bracarense conquistou um total de 18 medalhas, apenas atrás de Famalicão e FC Porto, e um total de sete Campeões Zonais.

Na última sessão o SC Braga viu Maria Leite vencer nos 200m Bruços, enquanto Milan Jevic foi terceiro nos 400m Livres.

Maria Neves foi a melhor atleta em Juvenis B ao somar 596 pontos nos 800m Livres.

Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, faz um “balanço muito positivo” no Torneio Zonal de Juvenis, considerando que “os atletas tiveram um excelente comportamento, como demonstra o medalheiro”.

O treinador do SC Braga salientou ainda que “para além das medalhas, há que salientar os nove quartos lugares conseguidos, o que também é muito importante nestas idades… só olhar para o medalheiro é muito redutor”.

Para além das classificações, o SC Braga conseguiu ainda “muitos recordes pessoais, o que espelha bem a evolução dos atletas”.

De salientar que o SC Braga viu a equipa reduzida depois de um atleta ter partido o braço na semana que antecedeu o Torneio e um outro ter desmaiado: “felizmente está tudo bem”.

ED VIANA NO TOP5

A Escola Desportiva de Viana termina o Torneio Zonal de Juvenis na quinta posição da Estatística de Medalhas, conquistando três títulos de Campeão Zonal e cinco medalhas no total.

Na última sessão a equipa de Viana do Castelo viu Maria Sousa subir ao mais alto lugar do pódio em Juvenis B na prova de 100m Mariposa.

Filipe Laranjo, que arrecadou duas medalhas de ouro, foi ainda o melhor atleta em Juvenis B, com 544 pontos.

José Lima, treinador da ED Viana, referiu que “o balanço é muito positivo. A ED Viana é a quin ta melhor equipa na estatística de medalhas, com três ouros (dois do Filipe e um da Maria Rita Sousa) e duas pratas, conquistadas pela Maria Rita. Os atletas estão de parabéns pelo excelente nível apresentado”.

Para José Lima “os desempenhos apresentados neste torneio dão-nos boas perspetivas para o futuro”.

VIANA NC COM BALANÇO POSITIVO

O Viana NC conquistou em Ponte da Barca três títulos de Campeão Zonal de Juvenis e um total de cinco medalhas.

Sara Ligeiro esteve em grande destaque ao sagrar-se Campeã Zonal Norte dos 50m Livres, 50m Mariposa e 100m Mariposa e fazendo terceiro lugar nos 100m Livres. Rita Gomes conquistou o segundo lugar nos 1500m Livres.

Vânia Neves, treinadora do Viana NC, considera que “o balanço é bastante positivo. Tivemos marcas muito interessantes, cinco pódios e o sexto lugar na estatística de medalhas”.

A treinadora do Viana NC salientou que “tivemos em prova uma equipa jovem que se mostra motivada e animada. É um excelente começo de época para alguns objetivos mais ambiciosos que temos para esta época desportiva”.

Este torneio dá-lhe boas perspetivas para o futuro? “Sim sem dúvida. Vamos agora tentar limar algumas coisas que correrem menos bem neste início de época e ver como corre o segundo macrociclo”.

AD FAFE COM QUATRIO MEDALHAS

A Associação Desportiva de Fafe apresentou-se neste Torneio Zonal com três nadadores e conquistou quatro medalhas, um título de Campeão Zonal e muitos recordes pessoais…

“O balanço é extremamente positivo, a equipa está em crescendo, como comprova as 11 provas e os 11 recordes pessoais batidos”, começou por afirmar Fernando Pelota, treinador da equipa de Fafe.

Aquele treinador salientou que “estamos ainda a recuperar dos efeitos dos dois últimos anos e de uma forma sustentável estamos a recuperar e a cimentar as nossas posições nos lugares cimeiros”.

Fernando Pelota referiu que “vamos tentar estar sempre com as melhores equipas”.

AMIGOS DA MONTANHA COM UMA MEDALHA

O Amigos da Montanha também marcou presença neste Torneio Zonal que se realizou em Ponte da Barca e conquistou uma medalha.

Diana Freitas conquistou um segundo lugar na prova dos 400m Estilos.

À partida para o Torneio, José Campelo, treinador da equipa de Barcelos, salientava que era “uma prova para os atletas evoluírem; uma oportunidade para conviverem com atletas das outras Associações; trocarem experiências e fazerem novas amizade”.

Assegurando que “é mais um momento de avaliação do trabalho realizado”, José Campelo aspirava “algum pódio resultado de recordes pessoais e a obtenção de TAC’s para os Nacionais de Juvenis”.

RESULTADOS

1500m Livres

Juvenis A: 2.º Rita Gomes (Viana NC)

400m Livres

Juvenis A: 3.º Milan Jevic (SC Braga)

200m Bruços

Juvenis B: 1.º Maria Leite (SC Braga)

200m Mariposa

Juvenis A: 1.º Rodrigo Pereira (Famalicão)

100m Mariposa

Juvenis B: 1.º Sara Ligeiro (Viana NC)

Juvenis A: 1.º Maria Sousa (ED Viana)

50m Costas

Juvenis B: 1.º Tiago Costa (Famalicão)

Juvenis A: 1.º Francisco Silva (Famalicão)

200m Costas

Juvenis A: 1.º Mafalda Mesquita (Famalicão)

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...