O SC Braga sagrou-se, domingo, Campeão Distrital de Sub-18 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga ao bater na final o Grupo Desportivo André Soares.
Num jogo intenso e disputado até ao último segundo, o SC Braga mostrou ser uma equipa mais experiente. Tirou partido dos seus melhores atletas – Filipe Dionísio esteve em grande destaque – e conseguiu neutralizar os principais valores do GDAS – Miguel Peixoto teve marcação cerrada e apenas a espaços conseguiu desequilibrar.
O SC Braga foi aumentando a vantagem até ao final do terceiro quarto (19-13; 20-13; 22-12), chegando ao último período com uma vantagem confortável (61-38).
Apesar de se encontrar a perder, o GDAS nunca baixou os braços, procurou sempre chegar ao cesto e aos pontos. No último quarto conseguiu ‘soltar-se’ um pouco mais da marcação do SC Braga, cometeu menos erros e venceu por 6-12, resultado insuficiente para anular a desvantagem.
O SC Braga viu ainda Filipe Dionísio receber a distinção de melhor jogador do torneio (MVP). No cinco ideal colocou ainda Filipe Barros, atleta que saiu do jogo lesionado. Miguel Peixoto, do GDAS, João Ferreira, do BC Barcelos, e Miguel Costa, do Famalicense, completaram a equipa ideal da Final Four.
MIGUEL NOIVO: “ESTA FOI UMA FESTA MERECIDA…”
No final do jogo, Miguel Noivo, treinador do SC Braga, fez um balanço positivo da Final Four e realçou a atitude dos seus atletas…
“O balanço desta Final Four foi muito positivo para a nossa equipa. Conseguimos replicar em campo aquilo que tínhamos vindo a treinar, seguimos o plano que tínhamos traçado e os miúdos foram, acima de tudo, verdadeiros guerreiros e deram uma boa resposta dentro de campo”, foi assim que Miguel Noivo.
Sobre o jogo da final, o treinador do SC Braga referiu que “foi um jogo muito disputado. Apesar de não parecer, pelo resultado, a equipa do GDAS manteve-se sempre na luta, com uma excelente atitude. Os nossos atletas conseguiram dar uma boa resposta, mantiveram-se concentrados até ao fim”.
Afirmando que “esta foi uma festa merecida”, Miguel Noivo salientou que “os miúdos têm trabalhado muito, mostraram ambição ao longo de toda a época e mesmos os treinos são feitos com muita intensidade. No jogo é replicar o que temos vindo a fazer e eles têm-no feito bem”.
Para atingir o grande objetivo, que é chegar ao Campeonato Nacional, o SC Braga tem ainda uma eliminatória pela frente… “ainda vamos ter que passar por uma fase de apuramento. Vamos começar a pensar nisso já durante a semana e a preparar a fase porque queremos marcar presença no Campeonato Nacional”.
ALEXANDRE OLIVEIRA: “FOI UM JOGO DE EMOÇÕES”
Alexandre Oliveira, treinador do GDAS, saiu da final com a certeza que a equipa deu tudo o que tinha, jogando, como pretendia, no limite…
“A final foi um jogo de emoções, em que jogamos no limite como queríamos, mas ainda não conseguimos ser consistentes o jogo todo”, disse o treinador do GDAS, que adiantou que “o SC Braga apresentou maior maturidade e foi um justo vencedor”.
Interrogado sobre o que faltou ao GDAS, Alexandre Oliveira referiu que “em comparação com a equipa vencedora, falta-nos mais ritmo competitivo”.
Segue-se a Taça Nacional e Alexandre garante que “seja qual for a competição os objetivos serão sempre os mesmos, queremos jogar nos limites o maior tempo possível”.
FILIPE DIONÍSIO: “SER MVP É MUITO BOM… MAS TERMOS GANHO ESTA FINAL FOUR É BEM MAIS IMPORTANTE”
Filipe Dionísio foi eleito o melhor jogador do torneio. No final, o basquetebolista do SC Braga referiu que “ser o MVP é muito bom, mas o que importa mesmo é a equipa e termos ganho esta Final Four é bem mais importante. Claro que é sempre bom ganhar um prémio individual, mas só tem valor porque vencemos como equipa”.
Para o jogador do SC Braga “esta foi uma vitória merecida. Chegamos até esta final sem derrotas. Temos vindo a construir uma grande equipa, trabalhamos todos para o mesmo lado, sempre com união. Todos estes resultados que temos conquistado são o fruto do nosso trabalho”.
Segue-se a eliminatória para o Campeonato Nacional… “estamos muito motivados em continuar a trabalhar porque o nosso objetivo não se fica por aqui. Queremos chegar ao Campeonato Nacional e vamos dar tudo em todos os jogos, para honrar o símbolo que temos ao peito”.