“O Torneio de Abertura correu bastante bem. Já observamos pontos muito positivos e uma grande evolução nos atletas”, disse Vânia Neves, treinadora do Viana NC, formação que alcançou a segunda posição no Torneio de Abertura da Associação de Natação do Minho, que se realizou no fim de semana na Piscina Municipal de Barcelos.
A equipa de Viana do Castelo amealhou 62 medalhas, sendo 25 de ouro, conquistando ainda 56 recordes pessoais, cinco mínimos para o Torneio Zonal de Juvenis, seis para o Torneio Zonal de Infantis e dois para o Campeonato Nacional de Juniores e Seniores.
Vânia Neves lembra que “esta foi a primeira prova de avaliação da época. A primeira em que vimos em ação os atletas que subiram de Cadetes a Infantis B. Já notei alguma evolução nos atletas, mas ainda há muito a trabalhar”.
Como sentiu os Infantis B nesta prova? “Esta é a categoria que mais nos preocupa nestas provas. Esta é a sua primeira prova como Infantil B e o impacto de nadaram com os mais velhos é sempre grande. Mas gostei da reação deles, estiveram bem dispostos e integraram-se bem. Os mais velhos também ajudaram e incluíram-nos nas suas brincadeiras. Foi uma prova que deu, também, para fortalecer a união do grupo”.
O Viana NC vai agora preparar os Campeonatos Regionais que se realizam dentre de um mês… “Com esta prova terminamos a primeira fase de preparação. Agora vamos fazer um trabalho mais específico, mais individual para cada um”, disse Vânia Neves, que garantiu que para os ‘Regionais’ o objetivo passa “pela obtenção do maior número de mínimos para as provas nacionais”.